Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Visão Crítica em Redação no Enem

Este é um exemplo de texto que deve ser evitado numa redação no Enem.
Nele, o autor revela a visão crítica de outra pessoa.
Na sua redação na prova,
a visão crítica tem que ser a sua.
Numa prova,
o fator mais importante
numa redação
é a visão crítica sobre o tema.


Faltando menos de três meses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, um aluno me perguntou o que fazer para se preparar para as provas de agora em diante. Outro aluno me fez uma pergunta mais interessante e incluiu nela o que até pareceu ser uma resposta à do anterior, sem que ele tenha tomado conhecimento dela. O segundo perguntou da seguinte forma:
"Nós, estudantes de ensino médio, sabemos que tivemos tempo de sobra para nos prepararmos para o próximo Enem. Só de um Enem para outro, já é um período de quase um ano, e quem fará as provas pela primeira vez também teve muito tempo para estudar. O que eu quero saber é: como me preparar para a redação, já que os temas são sempre atuais e até o dia da prova muitas outras coisas importantes ainda poderão acontecer?"
É uma pergunta realmente muito importante, pois um dos principais objetivos da redação no Enem, como também no vestibular e nos concursos públicos é verificar o grau de informações importantes e atualizadas do autor do texto - que, no caso do Enem, é o aluno. A pergunta demonstra que seu autor está ciente disto. O fator mais importante que deve constar na redação é a visão crítica sobre o tema a ser abordado. Na ilustração acima, há um exemplo de abordagem com visão crítica que pode até ser usado como referência numa redação do Enem, mas deve ser preferencialmente evitado, pois o foco principal exige a visão crítica do próprio aluno.
Portanto, repito aqui os conselhos que tenho dado frequentemente: assistam aos telejornais sempre que puderem, leiam jornais e revistas sempre que puderem (inclusive as edições online), etc. , e tentem sempre destacar quais são as notícias mais importantes não somente para você, mas para todos nós.  Isto é difícil? Talvez, mas "difícil" não é o mesmo que "impossível". 
Há, no entanto, a possibilidade de o tema para redação ser surpreendentemente algo que está em evidência constantemente. Por exemplo, os direitos e deveres dos menores de 18 anos, a redução da maioridade penal, o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente, etc. No caso do estatuto, é fácil encontrá-lo: ele está publicado na íntegra em todas as edições do Almanaque Abril (Editora Abril), mas o que está à disposição na Internet pode ser acessado gratuitamente e está sempre atualizado: clique aqui. 
"Visão crítica" é uma das expressões mais usadas, mas com o mesmo significado de "reflexão crítica" ou "análise crítica". "Crítica" é o mesmo que "comentário". Portanto, sua visão crítica é um comentário através do qual você revela a sua opinião sobre o tema.  A visão crítica é uma análise geral sobre um determinado fato ou tema com base em informações adquiridas. Vem daí a necessidade do aluno estar sempre bem informado sobre o que acontece no mundo, pois essa análise precisa estar muito bem fundamentada e relacionada a questões que ajudem a identificar problemas para os quais o autor da redação terá que sugerir soluções. Isto não deve ser motivo de grande preocupação para o aluno, já que tudo que ele precisa é manter-se bem informado. Quem tem acesso à internet consegue isto facilmente, bastando apenas pesquisar.
Para obter outras informações sobre redação, escolha os temas na seção "Índice", na coluna à direita da tela. 


Ilustração: Arquivo Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!