domingo, 22 de março de 2015

Por que a redação é tão importante nas provas?

Há professores de língua portuguesa
que cometem o grave erro 
de dizer 
que o nível de redação
não deveria ser motivo
para reprovação. 


Tenho lido, ouvido e assistido a reportagens em que pessoas apresentadas como professores e professoras de língua portuguesa se posicionam contra a reprovação de alunos e candidatos a cursos de nível superior por causa de seus níveis no quesito "redação" no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares. Eles alegam que o mais importante é que se entenda o que o aluno quis expressar na redação. No entanto, este é um posicionamento extremamente equivocado desses "professores".
Em primeiro lugar, é preciso saber que absolutamente tudo que consta numa prova tem igual importância para se verificar a capacidade do aluno ser aprovado. Quanto à forma do aluno expressar suas ideias e opiniões, é preciso que ele aprenda que, na vida em geral, não bastará apenas saber ser compreendido. Ele precisará saber sempre usar as palavras adequadas para cada ocasião e para as pessoas a quem ele se dirigirá. É nas redações feitas nas provas que essa condição é melhor observada: se o tema da redação for, por exemplo, um assunto relacionado à economia, ele precisa perceber que a redação será avaliada por pessoas que avaliam os níveis de redações com as palavras e expressões mais adequadas quando se trata de economia, mesmo que não sejam economistas. O objetivo, neste caso, é saber não somente se o aluno se expressa bem, mas também até que ponto ele entende sobre o que ele está opinando. "Expressar-se bem" significa também usar as expressões e as palavras e construir frases e parágrafos também ortográfica e gramaticalmente corretos, pois as regras do idioma existem exatamente para que a escrita e a oratória sejam bem compreendidas.
Uma redação de bom nível não é apenas uma redação feita corretamente sob os pontos de vista gramatical e ortográfico. Uma redação de bom nível é aquela em que ele demonstra que está bem informado sobre os fatos relacionados ao tema, e por isto a redação precisa ter grande importância na aprovação ou reprovação no Enem, nos vestibulares e nos concursos públicos. O objetivo da redação em qualquer prova é fazer o aluno ou o candidato a seja o que for demonstrar sua capacidade máxima de apresentar seu raciocínio com argumentos coerentes e deduções que revelem a verdade em sua própria conclusão revelando uma opinião que, mesmo não sendo a de um especialista no tema, tenha algum embasamento concreto.
O fato de ser dada tamanha importância à redação numa prova fará muitos alunos e candidatos estudarem mais, pesquisarem mais, buscarem mais informações sobre todos os assuntos, mesmo que seja apenas para que consigam ser aprovados. Isto fará com que eles aprendam mais, acumulem mais informações importantes e se preparem melhor para a vida. Para saber como fazer uma boa redação, os interessados podem acessar todos os artigos ou buscar algum título específico na lista à esquerda desta página. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!