Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 24 de março de 2015

A principal "dica" para uma ótima redação:

Enquanto estiver escrevendo,
faça todas as perguntas 
a você mesmo(a).


É isto mesmo. Enquanto você redige, certamente surgem as dúvidas sobre como expor suas argumentações. Isto é normal, e é até necessário que ocorra. Suas próprias dúvidas já lhe forçam a fazer perguntas mentalmente a si mesmo(a). Então mão fique apenas olhando para a página da prova como se procurasse a resposta nela. A resposta está oculta em algum lugar na sua própria mente. Portanto, tudo que você tem que fazer para encontrá-la é procurá-la em sua própria mente. Fala mentalmente perguntas a si mesmo(a) buscando respostas dos tipos "como", "quando", "onde", "por  que", "para que", tente se lembrar de exemplos, causas, consequências, etc. Desta forma, você exercitará sua mente para lidar com os argumentos. Tente isto várias vezes até as respostas aparecerem naturalmente. Você verá como tudo se tornará bem fácil.
O título precisa estar de acordo com o conteúdo da redação. Por isto, escolha o título depois que terminar todo o texto, porque é mais fácil combinar o título com o texto do que o texto com o título. Evite usar o próprio tema como título. Por exemplo, se o tema for a seca no Brasil, evite o título "A Seca no Brasil", pois isto demonstra falta de criatividade. Também evite títulos muito óbvios, como os que muita usa, tais como "A Importância da Tecnologia", "A Tecnologia no Mundo Atual", "O Problema da Educação no Brasil", "A Educação no Brasil", etc. Tente criar um título que seja exclusivamente de sua autoria, que demonstre originalidade. Por isto é importante que ele seja escolhido depois que a redação estiver pronta.
Não escreva sem antes organizar suas ideias sobre o que escreverá. Isto fará com que você inicie um parágrafo referindo-se a uma coisa e termine o mesmo referindo-se a outra coisa diferente. Fugir ao tema na redação já é um erro grave; fugir ao tema no mesmo parágrafo é um erro ainda mais grave. Organize-se antes de iniciar o parágrafo para terminá-lo com a mesma ideia com a qual o iniciou. 
Evite os clichês. "Clichê" são ideias, palavras ou expressões usadas demais, e por isto já desgastadas, e muitas são até erradas, tais como "imperdível", "ninguém merece", etc. É importante também evitar a linguagem informal. Gírias, expressões populares demais, etc., são coisas que jamais devem ser incluídas numa redação. Também evite informações óbvias, como "a tartaruga é um ser vivo", "o ser humano vive em sociedade (a menos que você especifique o tipo de sociedade à qual pretende se referir).
Você encontrará outras dicas sobre sobre os parágrafos e os períodos aqui, sobre a argumentação aqui e sobre a organização de ideias aqui. Observe também os erros mais comuns que são cometidos numa redação aqui e aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!