O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

"Poeta" ou "Poetisa"?

Essa discussão
só serve
para causar
mais confusão
principalmente entre os estudantes,
mas a forma feminina correta 
é "poetisa".



Até mesmo num telejornal como o "Jornal Nacional" (Rede Globo), o de maior audiência no Brasil, esse erro é frequentemente cometido. Já estamos até nos acostumando com notícias nas quais dizem que "a poeta Elisa Lucinda lançará mais um livro...", "segundo a poeta Clarice Lispector...", etc. Isto prejudica muito os estudantes, especialmente os mais jovens, por acreditarem que, como profissionais dos veículos de comunicação mais influentes do país usam essa palavra, deve ser porque é a palavra correta. Na verdade, o feminino de "poeta" é mesmo "poetisa".
Em algumas obras literárias e em alguns sites, encontra-se a informação de que podem ser utilizadas as duas variações, e que, com o tempo, a palavra "poetisa" ganhou um significado pejorativo, sendo por isto gradativamente substituída pela palavra poeta. Aqueles que defendem o uso de "poeta" como correto para nos referirmos a uma mulher dizem que o termo "poetisa" passou a ser usado de forma pejorativa porque durante muito tempo as mulheres foram marginalizadas por um padrão que colocava o ponto de vista masculino como superior.
Mesmo isto sendo verdade, essa tentativa de justificativa não passa de uma grande bobagem. Uma bobagem principalmente porque, como foi escolhida entre ambas a palavra que já significava o homem que produz poesias, isto favorece e reforça o machismo. Além disto, quando se trata de substantivos masculinos e femininos, o que está em discussão é a gramática, não são as opiniões sobre machismo ou feminismo. Pode ser que, como já aconteceu com muitas outras palavras da língua portuguesa, com o passar do tempo, devido ao uso cada vez mais intenso, a palavra "poeta" passe a ser considerada correta para representar a poetisa. Entretanto ainda não há uma confirmação de que isto tenha ocorrido. Como afirmam os próprios envolvidos na discussão, ainda é uma questão em debate. Portanto, o feminino correto para "poeta" continua sendo "poetisa" até que os léxicos cheguem a um consenso e mudem as regras gramaticais com relação a isto.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...