O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O que é "Linguagem Culta"?


Foto: Universia
"Linguagem culta", 
"língua culta" e "norma culta".
O que esses termos significam?



Quando os alunos do ensino médio brasileiro precisam fazer redações numa prova, eles são alertados para a necessidade do uso da linguagem culta. Entretanto, nem sempre lhes é devidamente explicado o que isto significa. São muitas as vezes em que eles perguntam o que são linguagem culta e linguagem coloquial. Como é melhor explicar uma coisa de cada vez, estou abordando aqui a linguagem culta por ser geralmente esta a mais exigida principalmente em provas. Na próxima postagem abordarei a linguagem coloquial.
"Linguagem culta", "língua culta" ou "norma culta" é o conjunto de regras de linguagem praticadas pela classe social mais prestigiada de um país, que no nosso caso é o Brasil. A linguagem, língua ou norma culta é uma das variantes linguísticas (diferentes formas de se falar um mesmo idioma) existentes no Brasil. É a variante ensinada nas escolas e contida na maioria dos livros, revistas, jornais e documentos como atas, ofícios, cartas comerciais, etc. 
Um idioma não serve apenas para transmitirmos ideias. Ele revela também muitas informações sobre nós mesmos. As maneiras como nos expressamos revelam nossas situações sociais, nossas condições educacionais, nossos valores éticos, etc. As formas como nos expressamos podem tanto facilitar quanto dificultar nossos relacionamentos com outras pessoas. Por esta razão há muitas situações em que a linguagem culta é necessária, e a melhor forma de nos prepararmos para isto é nos acostumarmos a ela através de redações.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...