Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 15 de julho de 2014

A Verdadeira Utilidade dos Infográficos nos Textos

Exemplos de infográficos do jornal "Folha de S. Paulo".
Os infográficos
ajudam a entender melhor os textos,
mas não são resumos. 


Em algumas provas, na parte de interpretação de textos, alguns textos vem com infográficos como os da ilustração ao lado. Pensando em evitar perda de tempo ou mesmo porque não querem ler o texto, algumas pessoas se baseiam apenas nas informações contidas nos infográficos para responder a algumas perguntas. Este é um grande erro, por dois motivos: 1) Os infográficos não são resumos dos textos, eles apenas mostram explicações através de uma combinação de ilustrações e pequenos textos; 2) Através das respostas dadas, os corretores percebem claramente que o aluno ou candidato se baseou apenas nos dados fornecidos pelo infográfico, não leu o texto. O resultado é a perda de muitos pontos na prova.
Como se vê na ilustração, um infográfico é um gráfico com algumas algumas informações combinadas com ilustrações. Essa combinação ajuda o leitor a entender melhor o conteúdo de todo o texto principal. Eles existem apenas quando as informações precisam ser explicadas de forma mais detalhada e dinâmica. Alguns infográficos mais complexos incluem pequenos textos, desenhos e fotografias. Estes são mais comuns em mapas, matérias jornalísticas, artigos científicos, etc.
Nos designs de jornais, os infográficos costumam ser utilizados para descrever de forma mais objetiva como ocorreu um fato, projeções estatísticas e suas prováveis consequências. São, portanto, ótimos recursos de comunicação visual, mas não são resumos. Numa prova no Exame Nacional de Ensino Médio ou num concurso público, pode ocorrer um texto para interpretação, ilustrado com um ou mais infográficos. Porém, quando isto ocorre, o aluno ou candidato precisa ter em mente que o infográfico não é um resumo do texto; é apenas uma forma de orientar o aluno ou candidato para que este entenda melhor o texto. Portanto, preciso ler todo o texto antes de responder às perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!