Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Mais "Dicas" para Você Fazer uma Ótima Redação Numa Prova

O hábito de escrever muito em casa
ajuda muito a desenvolver níveis de redação
cada vez melhores
para as provas e para a vida. 
Estar sempre 
bem informado
sobre os temas mais importantes
é fundamental
para desenvolver 

redações de bom nível.



Você encontrará muitas outras "dicas" para obter ótimas notas em redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e em qualquer outro tipo de prova (vestibular, concurso público, etc.). Você encontrará os links para esses artigos na coluna lateral desta página. Entretanto, nunca é demais receber mais algumas "dicas" como as que estão relacionadas abaixo.
  1. Para redação no Enem, em vestibulares e em concursos públicos, sempre são apresentados aos participantes os temas mais atuais. Portanto, é muito importante ler revistas e jornais tanto quanto possível e assistir todas as noites aos principais noticiários da televisão. Também deve procurar informações na internet, em sites especializados sobre ciências, tecnologia, saúde, ecologia, problemas sociais, etc. Isto é muito importante porque o aluno precisa estar sempre se situando em relação ao mundo.
  2. Leia e escreva muito em casa, tanto quanto puder. Para escrever bem é preciso ler muito, e para escrever cada vez melhor é preciso ler sempre mais. Evidentemente, é preciso também escrever com muita frequência. Treine bastante fazendo suas redações em casa, não usando o computador, mas usando lápis ou caneta e papel mesmo. Aprender a fazer redação é aprender a escrever. Aprende-se a escrever escrevendo, e aprende-se a escrever melhor tentando escrever sempre melhor.
    Aprende-se a escrever melhor fazendo resumos e escrevendo sobre temas relevantes, não apenas aqueles dos quais gostamos mais. Mas lembre-se: "escrever bem" não significa apenas escrever corretamente. O conteúdo da redação é muito importante. Evite frases generalizadas e argumentos não relacionados com o tema. No final da redação, apresente uma proposta como solução para o problema ou os problemas relacionados ao tema. Não basta dizer que o tema é importante, na redação você precisará explicar razões, apontar consequências e levantar causas. A razão disto é muito simples: se você diz que algo é importante, precisa explicar por que você acha que é importante.
  3. O desenvolvimento do raciocínio crítico é importantíssimo para obtenção de pontos em redação em qualquer prova. Portanto, além de escrever em casa, peça aos seus amigos, seus pais, seus professores, etc., para que eles leiam seus textos e deem suas opiniões, sugiram mudanças, etc. Peça o mesmo também a seus colegas de escola, pois esta será também uma boa oportunidade para eles treinarem interpretação de textos. Observe o que acontece ao seu redor, nas ruas por onde você passa, pense nos grandes problemas atuais, escreva, converse sobre isto, promova debates. Agindo assim, você verá que no dia da prova se sentirá muito seguro para fazer sua redação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!