segunda-feira, 19 de maio de 2014

Comentários em postagem no Facebook demonstram que muitos usuários da rede social tem dificuldade em interpretação de texto.



A questão foi elaborada corretamente,
as respostas do aluno estão erradas, 
mas os erros mais preocupantes 
estão nos comentários
que muitas pessoas fizeram à postagem. 


A postagem aqui mostrada, feita no Facebook, gerou polêmica. A pessoa que a postou acrescentou uma pergunta: "O  erro foi da professora ou do aluno?". Foi enorme o número de outros usuários que fizeram seus comentários dizendo que o erro foi da professora. Alguns disseram que a questão causava dupla interpretação. Outros, que a palavra "adequada" não foi empregada corretamente na questão.
Isto é altamente preocupante. Numa prova de língua portuguesa, todas essas pessoas seriam reprovadas. A questão foi elaborada corretamente. Só haveria possibilidade de dupla interpretação se a palavra "adequada" estivesse escrita na forma como a escrevi aqui - entre aspas. Neste caso, usam-se aspas para destacar a palavra. Vejam os exemplos abaixo:
  1. Complete as frases com a palavra adequada.
    - Isto significa que o aluno deve completar cada frase com a palavra mais apropriada.
  2. Complete as frases com a palavra "adequada".
    - Neste caso, o enunciado da questão está orientando o aluno a usar a palavra "adequada" tal como ele o fez (veja a ilustração).
Isto comprova que o aluno tem uma profunda dificuldade de interpretação de texto. Também poderia estar escrito "Complete cada frase com a palavra adequada". No entanto, na forma em que está, a questão foi elaborada também corretamente. O problema foi que o aluno não a entendeu. O problema maior é que todos os usuários do Facebook que fizeram seus comentários dizendo que a questão estava mal elaborada também comprovaram suas dificuldades em interpretar textos.
Isto revela que o nível de aprendizagem no Brasil é realmente baixíssimo e está assim há muito tempo. Um detalhe importante: quem tem dificuldade para interpretar textos tem a mesma dificuldade para elaborar textos - ou seja, para fazer uma redação. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Na verdade a palavra "Google" não existe. Nem mesmo na língua inglesa. O nome da famosa empresa surgiu de um trocadilho com a palavra "googol", usada por matemáticos para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!