Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

O que Fazer Para Obter Boas Notas em Redação no Enem 2014?

No Brasil,
cresce o número de crianças e adolescentes
que leem jornais e debatem sobre as notícias
nas bibliotecas
Ler jornais,
estudar as notícias,
são coisas muito importantes
para obter boas notas
em redação.




Na Biblioteca Pública do Espírito Santo,
em Vitória,
tem sido grande a procura de livros e jornais
por crianças e adolescentes. 





Os noticiários na televisão brasileira estão mostrando algo muito gratificante: está crescendo no país o número de crianças e adolescentes que frequentam as bibliotecas em todo o país. Muitos deles procuram jornais e leem e discutem as notícias em grupos em torno das mesas.
Isto comprova que eles são muito interessados em saber o que está ocorrendo no país e no mundo em que vivem. Cabe aos adultos (não somente aos pais e mães, mas literalmente todos os adultos) incentivá-los ainda mais a manter esta prática. Isto por um motivo suficientemente forte: é importante que eles se mantenham bem informados para se dar bem na vida.
Isto é importante para que eles sejam bem sucedidos também nas provas - inclusive nas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano. As datas do Enem 2014 ainda não foram divulgadas, mas a divulgação deverá ocorrer no próximo mês, considerando-se que a divulgação do edital do Enem 2013 também foi divulgado no mês de maio. Portanto, os estudantes de ensino médio de todo o país deverão estar atentos às informações sobre a data em que o edital estará à disposição, pois isto pode ocorrer a qualquer momento a partir de hoje. Há a informação de que as provas poderão ser realizadas no início de novembro, mas isto ainda não foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Como a preocupação maior dos estudantes é sempre com relação à redação, aqui estão algumas "dicas":
A nota da prova de redação é atualmente considerada a principal em qualquer prova, seja no Enem, nos vestibulares ou em concursos públicos. Para conseguir realizar uma redação de alto nível, é muito fácil: mantenha-se bem informado, pois os temas tendem sempre a ser relacionados aos assuntos mais atuais e mais importantes. Pesquise jornais e revistas. Antes de ler as notícias, leia os editoriais, pois eles são excelentes exemplos de redação dissertativa. Infelizmente, muitos editorais tem sido exemplos de como você não deve fazer uma redação, mas também exatamente por isto são merecedores da sua atenção. Se puder, faça cópia dos textos, pois isto poderá ajudar muito para estudá-los e assimilar os tipos de texto e suas respectivas formas de escrita.
Pesquise muito e treine muito mais. Treinar redação todos os dias é importantíssimo, não só para quem vai participar de provas como para todas as pessoas. Mostre seu texto ao(à) seu(sua) professor(a) de Língua Portuguesa e peça-lhe para corrigi-lo e ajudar você a melhorá-lo. O professor ou a professora não poderá lhe dizer que não terá tempo para isto, pois o que você está pedindo faz parte da função dele(a): ensinar.
No Enem, durante a prova, você também pode criar suas próprias estratégias para realizar uma ótima redação. Observe o texto base, que já vem na prova exatamente para lhe ajudar a se orientar. Leia-o calmamente para identificar o tema e organize as ideias para redigir seu próprio texto com base nele. Para isto, use a folha de rascunho e depois passe a limpo. Não faça sua redação diretamente, sem antes fazer o rascunho, porque os erros que ocorrerem se tornarão rasuras se você tentar corrigi-los na própria redação. Depois que fizer o rascunho, será mais fácil você detectar seus próprios erros ao passar a limpo. Assim você terá maior facilidade para evitá-los.

Fotos: Arquivo Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!