O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Como Treinar Para Fazer a Melhor Redação Possível

A Copa 2014 é, sem dúvida,
um dos mais prováveis temas para redação
no Enem e em concursos públicos.
A colaboração 
de toda a família
é muito importante 
para o aluno melhorar 
o nível de redação.

Numa prova como a do Exame Nacional de Ensino Médio, as dos concursos públicos e as dos vestibulares, o objetivo da redação não é apenas verificar a capacidade do candidato escrever. É através dela que ele demonstra se está bem informado ou não a respeito dos temas propostos, os quais podem ser sobre política (nacional e internacional), economia (nacional e internacional), problemas sociais (criminalidade, preconceitos, etc.) e assuntos factuais (que ocorrem com muita frequência) ou novos temas recentes. 
Portanto, para obter boa pontuação na redação, o candidato pode - e até deve - treinar bastante em casa. Além disso, não basta contentar-se em fazer uma "boa redação": tem que ser a melhor possível. Isto porque se a pessoa pretende ingressar numa faculdade ou ser aprovada num concurso público, estará concorrendo com outros candidatos, o que significa que a redação que obterá a aprovação não será a que for apenas boa, mas a que for a melhor.

Como treinar em casa

É você quem terá que fazer sua redação, mas precisará da colaboração da família. Leia todas as notícias nos jornais sempre que for possível. Assista a todos os telejornais que puder. Leia revistas informativas (IstoÉ, Veja, Carta Capital, Superinteressante, Globo Ciência, Ciência Hoje, Almanaque Mundial, Almanaque Abril, etc.) também sempre que lhe for possível. Para se preparar para a redação, siga este passo-a-passo:
  1. Escolha um assunto que você perceber que está muito em destaque na mídia atualmente, através de notícias, entrevistas, debates, etc. Tente fazer uma redação sobre esse assunto. 
  2. Peça a familiares e amigos para que leiam sua redação e lhe digam quais foram as informações ou ideias contidas nela que eles não entenderam ou que não ficaram claras. 
  3. Refaça a redação modificando as partes do texto que geraram dúvidas. Peça às pessoas para que elas leiam novamente e verifiquem se o que você escreveu ficou mais claro. 
  4. Veja bem: as pessoas não terão que concordar com o que você escreveu, terão apenas que entender o que você quis dizer na redação.
Os temas mais prováveis em 2014
Alguns temas factuais (temas sobre fatos mais frequentes), como racismo, divisão de classes sociais, desemprego, situação dos idosos, etc., costumam retornar como temas para redação com certa frequência. Entretanto, nos últimos cinco anos, tem-se observado que a tendência maior está voltada para fatos mais recentes. Portanto, eis aqui algumas sugestões:
  • Futebol.
    A Copa 2014 é, sem dúvida, uma das mais principais possibilidades como tema para  redação no Enem e em concursos públicos deste ano. Outra probabilidade em destaque é com relação à necessidade de preservação de recursos hídricos, já que 2013 foi o "Ano da Água". Isto também traz como possibilidades temas correlacionados, como irrigação, agroindústria, agronegócios, desperdício de água, etc.
    •  
  • Chuvas.
    As chuvas que causaram inundações especialmente no Espírito Santo e as consequências geradas por elas também tem fortes possibilidades de ser um tema para redação este ano. Afinal, além de ter causado grandes tragédias em 45 municípios, o volume de chuvas durante cerca de uma semana somente no Espírito Santo foi considerado pela NASA (Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos) o maior já ocorrido no mundo nesse espaço de tempo. 
  • Produção e consumo de energia.
    É muito importante estar bem informado sobre a questão energética no Brasil. É preciso que o aluno ou candidato num concurso público demonstre que ele sabe de onde vem a energia que consumimos, os impactos ambientais que ela gera, e terá que sugerir fontes alternativas. As sugestões que o aluno ou candidato terá que apresentar na redação são fundamentais para ele comprovar que está bem informado.
  • Manifestações nas ruas.
    As manifestações populares ocorridas durante quase um mês, em junho do ano passado, se tornaram um fato histórico altamente relevante. Iniciadas em São Paulo por estudantes que protestavam contra o aumento das passagens de ônibus do transporte coletivo urbano, elas assumiram dimensões muito maiores em todo o país contra desemprego, corrupção, a péssima qualidade do sistema educacional, todos os tipos de preconceitos, violência por parte dos policiais, etc. Isto torna estas manifestações uma fortíssima possibilidade de tema para redação neste ano.
  • Segurança em ambientes fechados.
    O incêndio que causou várias mortes na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), em janeiro do ano passado, causando várias mortes, ainda coloca em questão a qualidade de segurança no interior de boates, cinemas e outros ambientes fechados. Também trouxe para debates intensos a preocupação sobre o uso de fogos de artifício em shows, especialmente em ambientes fechados. Eis aí outro forte "candidato" a tema de redação. 
Seria possível incluir nessa lista muitos outros temas possíveis. No entanto, podem acontecer surpresas: o tema proposto pode não ser nenhum dos esperados. Portanto, o mais importante mesmo é a pessoa que participará do Enem ou de qualquer outro tipo de prova ficar atento a todas as possibilidades. Isto só é possível fazendo o que já sugeri acima: lendo muito, mantendo-se informado sobre tudo que puder, e com bastante constância. Ler muito é fundamental para redigir bem, porque o hábito de ler é a melhor forma de melhorar a escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...