O ataque ao Wolrd Trade Center
(Nova Iorque, Estados Unidos) em 11 de setembro de 2001 é um dos mais evidentes exemplos do significado da palavra "conspiração". |
Alguns "astrólogos"
costumam dizer:
"Os astros conspiram favoravelmente...".
Isto é um grande erro.
O erro não é cometido somente pelos "astrólogos". Às vezes a palavra "conspiração" é utilizada como se significasse uma ação favorável até em textos jornalísticos. Jamais faça isto numa redação nem em qualquer outro momento em sua vida. Nunca use o substantivo "conspiração" e o verbo "conspirar" para se referir a algo favorável. "Conspiração" é uma ação concentrada contra um governo, como foi o caso dos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono, nos Estados Unidos, no dia 11 de setembro de 2001. Também chama-se conspiração um plano secreto contra algo ou alguém. É um conluio, uma trama contra seja o que for e quem for. "Conspirar" significa tramar, individualmente ou com o auxílio de outras pessoas, ações contrárias a um governo, a uma pessoa ou a várias pessoas, desejando que elas fracassem ou mesmo morram. Em sentido figurado, pode ser usado para demonstrar insatisfação ou opinião contrária a algo.
Para explicar isto de forma mais clara, basta lembrar que "conspiração" é a junção da palavra "contra" com a palavra "aspiração". Portanto, significa "contra-aspiração". "Aspirar" significa "desejar algo". Exemplo: "Eu aspiro ao cargo de diretor." ("Eu desejo ser um diretor."). Portanto, uma "contra-aspiração" é um desejo de que algo aconteça contra algo ou alguém. Pela mesma razão, "conspirar" significa "contra-aspirar", que é o mesmo que "aspirar contra". Por isto, uma conspiração nunca poderá ser a favor.
Fontes:
- Dicionário Online de Língua Portuguesa
- Dicionário Aurélio Buarque de Holanda
O emprego do verbo “conspirar” com sentido positivo não está errado. Trata-se de uma expansão semântica. A carga negativa da acepção é mais conhecida, no entanto, para deixar apenas a ideia de “tramar em segredo” para a obtenção de certo resultado, que tanto pode ser positivo quanto negativo.
ResponderExcluir‘Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo’ (Paulo Coelho).
Como está explicado no artigo, há muitos autores que nem sempre se preocupam com os significados formalmente corretos de determinadas palavras. Eles optam por usar palavras e expressões atribuindo-lhes sentidos não corretos, mas aceitos como tal por já serem muito usados como tal. É importante lembrar que mesmo em dicionários encontramos tais definições para estas palavras pela mesma razão. Entretanto, como "conspirar" é uma contração das palavras "contra" e "aspirar", não é possível conspirar a favor.
ResponderExcluirGrande abraço.
Conspirar a favor de é o mesmo que o uso de defender contra que fazem algumas pessoas com poucos conhecimentos do vernáculo. Não existe neutralidade no verbo conspirar. A chamada licença poética, neste caso específico, nada mais é que desculpa para tentar camuflar o erro. Não exemplo nem clássicos do português, nem do latim no uso neutro deste termo que permita o emprego de conspirar a favor. Falar bem a própria língua é também uma forma de resistência. Isto não se quer dizer que devamos trancar a nossa língua à influências do tempo, mas apenas que devemos ter consciência crítica de suas transformações para que ela possa se evoluir sem perder suas características e singularides.
ResponderExcluirGrato pela sua participação.
ExcluirEu discordo do texto. Conspiração é ato dissimulado pelo qual uma pessoa ou grupo de pessoas tramam algo contra algo ou alguém e, destarte, a favor de outro algo ou alguém. Vejamos no exemplo: Grupo palacianos tramam a passagem do Governo ao vice-presidente (oras, aqui só podem tramar contra o presidente, a favor de seu vice).
ResponderExcluir"Conspirar" é uma junção das palavras "contra" e "aspirar". Significa "aspirar contra algo ou alguém". No exemplo que você citou, a trama favorece o vice-presidente mas a conspiração é em relação ao presidente.
ResponderExcluir