O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Interação Através da Redação

O texto tem que facilitar a interação.
Como é possível 
haver interação
através de uma redação?



Muitas pessoas pessoas tem esta dúvida por haver um conceito equivocado de que, para duas ou mais pessoas interagirem, é preciso que elas estejam presentes entre si ou se comunicando de forma imediata (por telefone, por exemplo). Na realidade a interação é um tipo de relacionamento que ocorre entre pelo menos duas pessoas quando a ação de uma delas provoca uma reação da outra. "Reação" nem sempre é uma ação contrária: é uma outra ação provocada ou propiciada pela anterior, podendo ser contrária ou favorável. Uma redação é uma exposição de ideias, opiniões ou fatos através da escrita, e pode provocar diferentes reações vindas de várias pessoas (leitores), que podem, por exemplo, escrever outras redações em resposta a ela. Quando isto acontece, há uma interação.
O mais importante é saber que existem muitas maneiras de se realizar essa interação. Ela depende muito do contexto, que é a relação entre as palavras e o texto no qual elas são empregadas. Explicando de forma um pouco detalhada: o contexto é um conjunto de circunstâncias em que a mensagem é produzida, considerando-se elementos como lugar, tempo, cultura do redator e do leitor, etc., enfocando principalmente o uso adequado das palavras. Isto significa que uma redação pode ser clara, objetiva em determinadas situações e subjetiva, permitindo muitas interpretações - propositalmente ou não - em outras.
É por isto que eu sempre digo que o que mais ajuda a melhorar a forma de redigir (o que é o mesmo que "escrever") é o hábito da leitura. Leia muito, sempre que puder. Isto porque, ao ler, o redator se coloca no lugar do leitor, o que lhe possibilita observar  como os textos "se comunicam" o leitor - ou seja, como o leitor assimila o que lê. Essa percepção lhe permitirá observar melhores maneiras de escrever, de forma a facilitar a leitura de sua redação para muitos leitores ou pelo menos para o tipo de leitor a quem ele quer se dirigir caso seja  um tema para leitores específicos.
Existem muitos elementos que o autor da redação pode utilizar par facilitar ao leitor a interpretação do texto, mas é importante que ele lembre que o leitor perceba a clareza do contexto. Portanto, desde o primeiro parágrafo, é preciso colocar o leitor a par do contexto, indicando-lhe se este é social, político, econômico, ou de qualquer outro gênero. Essa identificação dependerá do grau de conhecimento que o redator tem sobre o que assunto que está abordando. Eis aí por que, para que se faça uma ótima redação, é preciso estar sempre bem informado, lendo jornais, revistas, assistindo a noticiários da TV, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...