quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Tenha Cuidado Quanto às Incoerências nas Redações

A incoerência vista nesta foto
está explicada no artigo.
Incoerências
são muito comuns nas redações
e no dia a dia,
e por isto nem sempre são percebidas.






Incoerências como a mostrada na foto são tão comuns que nós mesmos só as percebemos quando as observamos com muita atenção. No caso da foto, a incoerência não está em "A Flôr de Zíaco", que provavelmente é o nome do estabelecimento comercial. Está em "suco natural do pó do guaraná". A razão: se o suco é produzido com o pó de guaraná, e não diretamente do guaraná, não pode ser natural.
"Incoerência" é o mesmo que discrepância, falta de lógica. É algo que não seja condizente a uma dada situação ou condição. Ao produzir-se uma redação, é preciso ter muito cuidado com elas e evitá-las. Em provas como a do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em vestibulares, concursos públicos, etc., elas podem fazer com que os participantes percam pontos. Sim, porque se são incoerências, são erros.
As incoerências nas redações ocorrem por motivos que variam desde a falta de familiaridade com regras gramaticais ao simples descuido. É por essas razões que elas representam perdas de pontos. Esse rigor é necessário porque as incoerências - principalmente as gramaticais - não são consideradas como erros graves, mas precisam ser evitadas para que o nível de redação do aluno, candidato a emprego, etc., seja adequado a seus propósitos em situações futuras que exigirão formalidades.
Devido ao preparo necessário para essas futuras formalidades, é um ato de incoerência utilizar na redação, numa prova, uma piada. Isto causa a impressão de que o aluno ou candidato não é capaz de se referir ao tema com a seriedade que o mesmo exige, sabendo que sua redação será lida e avaliada por pessoas com as quais ele não tem tanta intimidade. 

2 comentários:

  1. Esse texto me ajudou muito com o meu trabalho, mas não era bem isso que desejava..... De todos os modos OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço por prestigiar este blog. Entretanto, se você me fizer uma pergunta exatamente sobre o que você deseja saber, será mais fácil ajudá-la. Sinta-se à vontade.
      Abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação!