Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PALAVRAS COM SIGNIFICADOS DIFERENTES DOS ORIGINAIS - 1) Combustível

Estas são algumas das palavras
associadas a "combustível"
com maior frequência.
"Combustível"
não é algo que faça alguma coisa funcionar, 
é qualquer coisa que se queima facilmente. 






Entretanto, esta é uma das palavras que tem sido amplamente utilizadas com outros sentidos que essa forma de utilização já ingressou no rol das "aceitas", embora não corretas. É como se fossem metáforas ou palavras com sentidos figurados (veja em http://redafacil.blogspot.com.br/search?q=met%C3%A1foras). "Combustível" é qualquer material altamente inflamável, como os quatro citados na ilustração. É o nome que se dá a qualquer substância que reaja ao oxigênio ou qualquer outro comburente liberando energia em forma de calor, fogo ou gás. No caso do gás de cozinha, que é o do exemplo na ilustração, é um combustível que gera ao mesmo tempo calor e fogo.
O processo pelo qual um combustível se queima criando chamas ou qualquer outro tipo de energia se chama "combustão". No caso da madeira e do gás de cozinha, a combustão é simplesmente a queima. Porém, como alguns dos combustíveis mais conhecidos, como a gasolina, produzem um tipo de combustão que faz coisas (motores, etc.) funcionarem, a palavra "combustível" tem sido amplamente utilizada com o significado de algo que gera ou impulsiona algo. Por exemplos: 
  • A força de vontade é o principal combustível para o sucesso.
  • O melhor combustível para uma vida feliz é a fé em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!