O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Redigir enquanto estuda é a melhor forma de aprender qualquer matéria.

O hábito de estudar redigindo
- ou seja, escrevendo -
ajuda muito a melhorar o rendimento do estudante
em todas as matérias.
Estudar História
não é apenas
estudar fatos e decorar datas.
Estudar Matemática

não é apenas aprender a fazer cálculos e decorar fórmulas: 
o aluno precisa 
adquirir e manter 
o hábito de redigir
enquanto estuda. 









Quando o professor expõe a matéria no quadro durante a aula, ele não faz isto para apenas explicá-la melhor: ele faz isto para que o aluno escreva a matéria durante a aula. Porém, o aluno não deve pensar que isto é para ele estudar depois: a matéria deve ser escrita porque o hábito de escrever ajuda muito mais no processo de aprendizagem do que a simples leitura ou a tentativa de memorizá-la. "Memorizar" não é o mesmo que "decorar". "Memorizar" significa fazer o que aprendeu ficar enfatizado, enraizado na memória, de tal forma que nunca será esquecido. Quem decora, sempre esquece mais tarde o que decorou. Quem memoriza aprende, e o que aprendemos nunca é esquecido. O aluno que sabe que, num triângulo retângulo, o comprimento da hipotenusa (o lado maior) é sempre igual à soma dos comprimentos dos catetos (os outros dois lados) elevados ao quadrado, sabe disto não apenas porque decorou: ele lembra disto com facilidade porque escreveu isto várias vezes durante o curso.
O hábito de ler e escrever ao mesmo tempo enquanto estuda é fundamentalmente importante para estudantes de cursos de nível superior, já que este é um período de aprendizagem em que o volume de matérias é muito maior. O ato de escrever tentando resumir tudo que lê enquanto estuda ajuda o estudante a melhorar sempre seus níveis de redação e a compreender e memorizar melhor o que estuda. Isto ocorre porque a redação o leva à necessidade de cumprir os estudos com facilidade e mais rapidez. Ao aprender a ler com compreensão e a escrever resumindo o que está aprendendo, o aluno memoriza os fatos históricos, as fórmulas  matemáticas, os princípios da física e da biologia, etc., com muito mais facilidade. Tanto na sala de aula como em casa, o aluno que escreve enquanto estuda focaliza suas atenções no conteúdo da matéria ao invés de apenas se preocupar em concluir a tarefa. Isto o torna mais confiante em sua própria capacidade de aprendizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...