O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O que é um anátema?

Na Bíblia, 

a palavra "anátema" aparece com significados dúbios. 

Representantes das igrejas usam esta palavra com frequência,principalmente para se referira pessoas e coisas "afastadas de Deus".

A palavra "anátema" provém de duas palavras gregas: "ana", que é uma preposição que indica "movimento para cima", e "thema", que é o centro ou a parte principal de alguma coisa. Em linguagem militar, "thema" significa um destacamento, um batalhão.  Em termos governamentais, "thema" pode ser uma alusão a uma província. Nós, os lusófonos (usuários da língua portuguesa), usamos a palavra "tema", derivada de "thema", para nos referirmos a um tópico específico de uma música, um filme, um livro, etc. Também a utilizamos para mencionar a ideia principal de uma redação. 
"Anathema" (na forma grega) significa literalmente o ato de erguer ou levantar alguma coisa. Nas igrejas cristãs, "anátema" é uma palavra usada tanto para exprimir total alienação de uma pessoa, pessoas ou qualquer coisa em relação à igreja por determinação dos líderes dessa igreja. Ela exprime uma determinação de excomunhão de alguém considerado culpado por um ato considerado como "gravíssimo". Na Idade Média, o condenado a se tornar um anátema pela Igreja Católica era excomungado, amaldiçoado pelos padres e queimado vivo em praça pública. 
Em algumas passagens do Novo Testamento, a palavra aparece como significado de completa separação da pessoa em relação a Deus e ao que se refere a ele. Entretanto, atualmente as igrejas cristãs não consideram um anátema como uma separação permanente. Baseando-se na crença de que "para Deus, nada é impossível", as igrejas pregam que Deus pode perdoar os piores pecados, e por isto o afastado poderá retornar. 
Existe um verbo relacionado ao ato: "anatematizar". Por isto também existe a denominação do próprio ato: "anatematização". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...