Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Literatura - uma ótima parceira para você melhorar em redação.

Ao ler uma obra literária, observe detalhadamente o texto. Perceba como o autor utiliza as palavras mais adequadas para que você tenha a ideia mais exata do que ele quer dizer. 




Já se sabe que o hábito da leitura ajuda muito a melhorar o nível de redação. Porém, é preciso saber o que se deve ler. Livros de autores como Machado Assis, José de Alencar, etc., devem ser lidos por serem clássicos da literatura brasileira que retratam fatos relacionados a suas respectivas épocas e mostram os estilos de textos utilizados naquelas ocasiões. Para as pessoas - principalmente estudantes - que buscam meios de melhorar seus níveis de redação, o ideal é livros de autores atuais. 
"Literatura" é uma derivação da palavra "lítero", que significa simplesmente "letra". Porém a literatura é muito mais do que um conjunto de letras. É o ato de compor textos em prosa ou versos, geralmente artísticos, sempre seguindo certas teorias e práticas que lhes são peculiares.
Por ser uma arte, e por necessitar que seu texto seja excelente o suficiente para ser assimilado com facilidade pelo maior número possível de leitores, a leitura de uma obra literária é uma excelente contribuinte para o desenvolvimento de melhores níveis de redação. O livro leva o leitor por um caminho em que este, sem perceber, associa ideias a fatos reais ou fictícios. Isto torna a literatura um importante instrumento para que o leitor melhore sua capacidade de desenvolver seus próprios textos. Isto acontece porque, através de sua obra literária, o autor busca passar informações ao leitor por meio de um texto artístico, que é diferente do texto jornalístico ou do científico. Os textos jornalísticos e científicos tem o objetivo de fornecer informações sem se preocupar com a beleza dos próprios textos. O texto artístico, por se tratar de uma arte, tem o objetivo de fornecer informações e ideias, destacando a estética textual.
Enquanto você lê o livro, observe como as frases são compostas. Observe os momentos mais adequados em que as palavras são utilizadas como metáforas. Perceba que as obras literárias de ficção transfiguram o real. Isto não quer dizer que elas modificam a realidade, e sim que permitem que o autor tenha novas ideias de uma mesma realidade. Eis porque, apenas prestando atenção nos detalhes do texto, o leitor pode observar técnicas básicas de redação que ajudarão muito para que ele crie e desenvolva  as suas próprias técnicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!