O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sábado, 18 de setembro de 2010

32 - É preciso evitar o uso de palavras sem conhecer seus significados.

Quando eu fiz um comentário no Facebook dizendo que sou a favor da proibição do uso de cigarrros em certos locais, como aconteceu na capital de São Paulo, uma pessoa me disse que não concorda comigo porque isto é um "totalitarismo". E isto não é tudo: a mesma pessoa também disse que é a aplicação da "Lei Seca". 
O totalitarismo nada tem a ver com relação à proibição do suo de cigarros ou de qualquer outro tipo de droga (droga, sim, porque o cigarro comum é uma droga tão danosa quanto a maconha, a cocaína e todas as que são proibidas). "Totalitarismo" é um regime de governo em que não há liberdde de expressão. É o regime existente em países onde até as mensagens de e-mail, correspondências pessoais via correio, cahamads telefônicas e principalmente publicações em jornais, revistas, noticiários de rádio e televisão, etc., são mantidos sob constante vigília pelos departamentos de censura desses governos. Ou seja, o totalitarismo está relacionado à censura contra a expressão de ideias, opiniões e informações. 
A "Lei Seca", como o próprio nome indica, também não se refere ao uso de cigarros, e sim ao comércio - mas não ao consumo -  de bebidas alcoólicas. Surgiu como uma expressão popular nos Estados Unidos durante a década de 1930 quando o governo daquele país aplicou um intenso combate ao comércio de bebidas que entravam no país clandestinamente. Ou seja, "Lei Seca" é o combate ao contrabando de bebidas alcoólicas.

O "karma"
 
Uma pessoa que queira usar expressões, como estas e muitas outras, precisa ter certeza de que realmente conhece seus significados. Caso contrário, corre o risco de ser aml interpretada e demonstra desconhecimento a respeito do que está falando ou escrevendo. É o caso, por exemplo, de quem costuma dizer que uma determinada pessoa ou coisa é "um karma na vida". Tais pessoas dizem isto como se "karma" significasse algo ruim. 
"Karma" - também pode-se escrever "kharma" - é uma palavra do idioma sânscrito que tanto pode ser usada para significar "trabalho" como para significar "ação". Na religião hindu, é usada para significar qualquer ação boa ou má cujas consequências voltarão inevitavelmente à própria pessoa que a pratica. É também o nome que se dá a um conjunto de leis morais sobre causas e efeitos. No budismo, o "karma" é o mérito recebido ou transferido através da graça da fé.(*)
Em outros artigos, abordarei muitas outras palavras que comumente são utilizadas de forma equivicada. Encerro este deixando claro que minha intenção é colaborar para que as pessoas tenham conhecimento de tais palavras, podendo desta forma se expressar melhor, oralmente ou por escrito. 

(*) Fonte: "The World's Religions" - Lions Book - diversos autores - Inglaterra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...