Elias Alves foi locutor e redator noticiarista na Rádio Vitória, em Vitória, no Espírito Santo. Ele também trabalhou como redator comercial na TV Vitória entre 1990 e 1997. Antes, entre 1986 e 1990, foi redator noticiarista na Rádio Gazeta, também em Vitória. Posteriormente atuou na Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) até dezembro de 2002.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

As Diferenças entre "Logística" e "Marketing"

Para fazer 
uma redação
sobre o tema,
saber essas diferenças é fundamental.

Um bom trabalho de marketing depende muito de um bom desempenho de logística, Por isto, para o melhor desempenho de ambas as coisas, é preciso conhecer as diferenças entre as duas coisas e os pontos em que elas se combinam. Portanto, ao se produzir uma redação a esse respeito, é necessário abordar com muita clareza os aspectos específicos e em comum entre elas. 
"Logística" é uma área de gestão que visa prover uma empresa ou organização com recursos, equipamentos e implementos para melhorar a execução de todas as suas atividades. Fazem parte da logística o planejamento, a implementação e o controle de fluxo de caixa e armazenamento de matérias primas, materiais semi acabados e produtos acabados (ou "produtos finais") ou serviços prestados. Por extensão, também integram todas as informações relativas a esses itens, desde o planejamento para a produção até a chegada do produto final ou do serviço prestado ao consumidor. 
Quando o assunto é marketing, mesmo muitos profissionais desse setor assumem que encontram dificuldades para estabelecer diferenças entre o marketing e a logística. "Marketing" e "logística" não são a mesma coisa, mas se não houver um bom trabalho logístico no preparo de um plano de marketing, este não será bem sucedido. Assim, a definição de "logística" no início deste texto pode ser resumida dizendo-se que sua função principal é fazer com que o cliente valorize não apenas o produto adquirido ou o serviço recebido, mas também a empresa fabricante do produto ou prestadora do serviço. 
"Logística" é a tradução em português da palavra francesa "logistique", que por sua vez é proveniente da palavra grega "logos". A prática, já com este nome, se originou nas táticas militares de guerra, especialmente as ocorridas na Europa durante a Idade Média. Referia-se ao planejamento e realização de projetos e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte e manutenção de materiais com finalidades operacionais e administrativas. 
Longe das guerras, a logística assume características menos militares e mais voltadas à satisfação da clientela com menor custo possível para as empresas. Como a palavra grega "logos" significa "estudo", torna-se evidente que a parte principal da logística é o planejamento - no caso do marketing, o planejamento para promover produtos, serviços, marcas e empresas ou organizações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!