quarta-feira, 30 de junho de 2021

O que são "influenciadores digitais"?

Muita gente critica 

os influenciadores digitais

sem saber 

o que é ser 

um influenciador digital.

 

Eis um tema que pode ser o próximo para a redação numa prova: o "digital influencer" ("influenciador digital"). Em redes sociais comoo Facebook, existem muitas postagens e comentários sobre isto, mas a maioria demonstra que tem conceitos equivocados. Porém, por esta ser uma atividade que está se tornando uma atividade cada vez mais importante no mundo, é importante que todos saibam o que um influenciador ou uma influenciadora digital faz. Essa atividade está relacionada a uma coisa chamada "marketing". 

O marketing é a arte de empregar valores para satisfazer necessidades e desejos de um público. No caso dos influenciadores digitais, o principal objetivo é manter um público fiel que seja constituído por possíveis potenciais consumidores de determinados produtos ou serviços colocados em oferta no mercado. Isto se chama "marketing de influência". É uma abordagem de marketing focada em pessoas que exerçam influencia ou liderança sobre pessoas que possam se tornar potenciais clientes de uma marca. Para isto, os influenciadores precisam ter a capacidade de interferir nas decisões dos consumidores quanto às compras em favor de uma determinada marca.
Para isto, o influenciador ou a influenciadora precisa saber estabelecer uma relação de confiança entre si mesmo(a) e seu público. Se for um grande público, será melhor para a marca e o influenciador, mas o mais importante é que se mantenha a fidelidade do público. Por isto, o fator mais importante é o conteúdo que os influenciadores produzem nas redes sociais, sites e blogs. Alguns podem conter conteúdos completamente originais. Outros podem optar por formatos parecidos com os de outros influenciadores, mas com abordagens próprias. Os temas mais comuns são jogos, culinária, alimentação, autoestima, vestuário, jornalismo, entretenimento (cinema, televisão, etc.), conhecimentos gerais, esportes, etc. Se o influenciador abordar algo relacionado a seus conhecimentos profissionais (por exemplo, se um arquiteto publica algo sobre arquitetura), a possibilidade de se tornar um influenciador digital bem sucedido é muito maior, pois trata de assuntos que são sua especialidade.
A atuação dos influenciadores digitais nas redes sociais tem causado mudanças significativas na forma como os conteúdos na internet são recebidos pelo público em geral. Isto pode ter bons e maus resultados, já que as informações podem ser provenientes de fontes duvidosas e muita gente as compartilha. Vem daí a importância de que, para ser um influenciador responsável, é melhor que seja um profissional gabaritado para falar sobre o tema que aborda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!