segunda-feira, 22 de outubro de 2018

O Significado de "Top"

É uma das palavras
mais usadas 
nas redes sociais.
É conveniente
usá-las em redações
nas provas?


"Top" significa "topo", "ápice", "altura máxima". É muito usada na expressão "on the top" ("no topo"), uma forma de expressar algo ou alguém que está em destaque quanto à popularidade, ao sucesso, etc. Ultimamente vem sendo muito utilizada nas redes sociais online. No Facebook, por exemplo, quando alguém gosta muito de uma postagem (texto, foto ou vídeo), expressa isto no espaço para comentários digitando apenas a palavra "top".
A palavra aparece em expressões como, por exemplo, "top model", para se referir à (ou ao) modelo profissional - uma pessoa que exibe e promove principalmente peças de vestuário ou posa para fotografias e obras de arte e está no auge do sucesso em sua carreira. "Top" também pode ser uma camisa regata, mas quando alguém se refere a "uma camisa top", pode estar tentando dizer que é uma camisa muito bonita, muito elegante, etc.
Como forma de se expressar popularmente, a palavra "top" pode ser usada num bate-papo, numa postagem no Facebook, numa comunicação interfamiliar ou entre amigos. Numa redação feita numa prova (Enem, vestibular, concurso público, etc.), convém evitá-la. O mesmo conselho serve para redações em relações de trabalho, comercais e em todas as situações que rerquerem um bom nível de formalidade.

2 comentários:

Obrigado pela sua participação!