segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O Contrato de Risco

Este pode ser
um tema para redação
no Enem.


Se você é um estudante de nível médio e participará do Enem este ano, talvez você já tenha ouvido falar em contratos de risco, mas... tem certeza de que sabe o que é um contrato de risco? É importante saber, e isto tem três motivos importantes: pode ser um tema para redação no Enem e/ou no vestibular. O terceiro motivo: conhecer um pouco sobre isto poderá ser muito importante na sua vida profissional. Portanto, procure aprender desde já.
Um contrato é um pacto estabelecido entre duas ou mais pessoas, duas ou mais empresas, etc., que são obrigadas a cumprir um acordo feito sob determinadas condições. É um vínculo jurídico que estabelece responsabilidades das partes envolvidas para estabelecer uma regulamentação de interesse mútuo. O contrato de risco é muito comum quando se trata, por exemplo, da contratação de uma prestação de serviço.
Nesse tipo de acordo, o contratado (pode ser uma pessoa física ou uma empresa) presta ou realiza um serviço com investimentos necessários para a atividade, mas abre mão, pelo menos temporariamente, de remuneração na esperança de obter participação em lucros futuros. O contratante fica isento de responsabilidade quanto ao fracasso do negócio. Ou seja: cabe ao contratado assumir os riscos.
É claro que este é apenas um conceito básico. Sugiro aos estudantes que peçam apoio dos profesores para saber mais a respeito. Também pesquisem sobre o assunto em livros e enciclopédias. Há muitas enciclopédias que oferecem páginas gratuitas pela Internet, e outras informações sobre este tema podem ser encontradas em muitas delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!