sexta-feira, 16 de março de 2018

Como Fazer Redações Sobre Prestações de Serviços

Como no caso 
de qualquer outro tema para redação,
é preciso conhecer 
detalhes sobre o assunto.


Suponha que você tenha que fazer uma redação sobre a prestação de serviços. Sendo uma redação dissertativa-argumentativa, as regras são as mesmas para este tipo de redação sobre qualquer outro assunto. Porém, você precisa saber o que são prestações de serviços. Em primeiro lugar, descreverei o que são serviços. "Servir" é o ato que alguém comete ao servir seu trabalho de forma a atender às necessidades da pessoa, empresa ou qualquer tipo de organização que o contrata. É o exercício de qualquer atividade que atenda às necessidades e desejos de seus clientes. "Prestação" é o ato de prestar. Este é um verbo que sempre necessita de uma complementação, pois quem presta, sempre presta algo a alguém.
Na maioria dos casos, a prestação de serviços é um trabalho realizado na forma de aluguel. É o caso dos serviços prestados por diaristas (limpeza doméstica), limpeza em geral; reparos de automóveis, de computadores, de televisores, etc.; reformas em residências, reparos em instalações elétricas, serviços de telefonia, serviços na área de saúde, etc. São casos em que a pessoa que cria o trabalho é legalmente reconhecida como autora do mesmo. Se o trabalho é realizado por funcionários contratados por essa pessoa, o autor é, obviamente, o empregador, não o profissional que executa o trabalho. 
No Brasil e em vários países, o criador de uma prestação de serviços pode ou não ser mencionado publicamente quanto aos créditos do trabalho. Por exemplo, pode-se citar o caso da Microsoft, que emprega muitos profissionais de computação para desenvolver e aperfeiçoar sistemas operacionais cujos créditos são atribuídos somente à própria Microsoft. Na produção de histórias em quadrinhos, que também é uma prestação de serviços (neste caso, aos leitores), a situação é a mesma: o Homem-Aranha, por exemplo, é um personagem criado pelo escritor americano Stan Lee e pelo desenhista americano Steve Ditko, mas seus créditos são atribuídos à Marvel Comics.
Quanto aos trabalhos realizados por aluguel (o de diaristas, por exemplo), trata-se de um trabalho preparado pelo próprio empregado de acordo com suas próprias qualificações. Podem ser também trabalhos contratados para finalidades específicas como contribuição dentro de um trabalho coletivo. É o caso, por exemplo, de profissionais de serviços de limpeza que recebem a missão de realizar seus trabalhos numa determinada empresa, por indicação de uma agência de serviços de limpeza. É também o caso de profissionais especializados em reparos de aparelhos de telefonia, enviados às residências dos clientes pelas operadoras ou indicados por elas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!