quinta-feira, 24 de maio de 2018

"Onde" e "Aonde"

As regras 
para saber 
quando se deve usar
uma das duas palavras
são bem simples.


Muita gente se confunde quanto aos momentos e às condições em que se deve usar a palavra "onde" ou a palavra "aonde". Há até pessoas que as utilizam como se as duas tivessem o mesmo significado. 
Observando os exemplos no espaço que geralmente eu destino a uma ilustração, você pode perceber "onde" significa um local no qual a pessoa que fala ou a pessoa a quem ela se refere está, enquanto "aonde" significa uma ideia de movimento de um lugar para outro. "Aonde" é uma palavra resultante da preposição "a" com a palavra "onde" ("a onde"), indicando sempre uma ida a algum lugar. Veja os exemplos abaixo:

- Rio de Janeiro é a cidade onde moro.
- Rio de Janeiro é a cidade aonde eu pretendo ir nas próximas férias.

Em outras palavras: "onde" representa permanência no local. "Aonde" representa o local ao qual se quer chegar ou ir. Seguem outros exemplos:

- Irei aonde você for.
- O bairro onde você mora.
- O local aonde você vai.
- O local onde você está.
- O lugar onde aquilo aconteceu.

Às vezes, como se fosse uma metáfora, as duas palavras são empregadas para indicar a localização de um problema ou uma solução para a realização de algo. Por exemplo, há pessoas que cometem erros como o seguinte:
"Li o texto do projeto aonde encontrei alguns aspectos negativos."

Num caso assim, a palavra correta seria "onde". Isto porque os "aspectos negativos" já estão no projeto, não estão indo ou sendo levados a ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!