sábado, 26 de maio de 2018

"Dicas" para Escolher o Título para sua Redação na Internet

É importante
fazer a redação em papel
antes de digitá-la. 
O título deve conter
pelo menos
uma palavra-chave.

O título da redação é importantíssimo. Ele tem o mesmo objetivo do título de um livro: informar o leitor sobre o que ele lerá. Portanto, é muito importante que ele contenha pelo menos uma palavra-chave. Pode conter duas ou três, mas é importante que contenha pelo menos uma.
Antes de abordar o tema sugerido no título do próprio artigo, eu prefiro lembrar que, antes de começar a redigir sua redação, é importante que você faça o rascunho numa folha de papel. Há pessoas que alegam não ter tempo para isto em algumas situações, mas o exercício da escrita à mão ainda é uma das atividades mais saudáveis para a preservação da saúde cerebral. Além disto, ao digitar a redação depois de escrevê-la num papel, é possível reavaliar e excluir excessos como palavras muito repetidas, expressões ou frases desnecessárias, etc.  
Diz um velho ditado que a primeira impressão é sempre a que causa maior impacto. O título de uma redação tem exatamente isto como principal função: fazer com que a primeira impressão do leitor seja algo que lhe cause interesse para lê-lo, mesmo que ele encontre no texto a defesa de ideias e opiniões com as quais ele não concorde. Vem daí a necessidade do uso de pelo menos uma palavra-chave. "Palavra-chave" é a palavra que ajuda todo o título a ser visto pelo leitor como uma síntese do contexto. Por isto, o melhor título é aquele que revela a promessa de um conteúdo relevante.
Na Internet, a palavra-chave facilita que o leitor encontre sua redação com mais facilidade ao procurar sobre o tema nos sites de busca como o Google. Em média, entre cada 10 pessoas que leem o título, duas se interessam pelo texto, mas se o título for impactante, ele levará o leitor que se interessa pelo tema a ler o texto com maior atenção. Isto o levará a convidar outras pessoas a lerem o texto indicando o título para facilitar a procura.
Tudo na Internet requer rapidez, tanto para quem digita quanto para quem lerá o texto. Entretanto, um texto curto demais limita muito a possibilidade de um volume ideal de informações importantes. Por isto, o ideal é que se faça um rascunho antes de digitá-lo. Isto permitirá a elaboração de tópicos. Se o objetivo da redação for comercial, quanto maior for a intimidade com o leitor, melhor será o retorno, mas é necessário evitar o excesso tanto na informalidade quanto na formalidade da linguagem. Por isto o título deve ser feito de modo a direcionar o leitor ao foco o mais imediatamente possível. 

Para isto, observe os exemplos nos textos jornalísticos. Quando o texto tem como título, por exemplo, "Greve dos Motoristas de Ônibus de São Paulo Começa Amanhã", as palavras-chaves são "greve", "motoristas", "ônibus" e o nome da cidade ou do estado. Os leitores que são usuários do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo certamente lerão o texto com a maior atenção possível, pois o título revela que a informação é importante para eles. Isto já os direciona ao foco da informação, mas eles sabem que o texto provavelmente contém informações adicionais importantes para cada um deles, tais como se a greve será total ou parcial, quais linhas do sistema serão mantidas em funcionamento, qual será o período de duração da paralisação, etc.
Isto significa também que a forma "palavras-chave", neste caso, está tão correta quanto "palavras-chaves". "Palavra-chave" é a palavra principal. Várias palavras principais são "palavras-chaves", considerando-se cada uma delas separadamente. Porém, "greve dos motoristas de ônibus de São Paulo" é uma sequência com várias palavras que forma a informação-chave, ou seja, a informação principal. Eis porque, neste caso, é possível usar "palavras-chave": uma sequência de palavras que funciona como uma só chave. "Chave", em "palavra-chave", é uma metáfora que lembra o objeto para abrir uma porta, uma gaveta, etc., pois a palavra-chave, as palavras-chaves ou as palavras-chave são mecanismos que abrem o acesso direto do leitor a um entendimento sobre o que ele lerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!