A palavra "liturgia" é mais conhecida e usada
com significado religioso.
|
se refere a serviços públicos.
Para a maioria das pessoas que usam a palavra "liturgia" com maior frequência, a palavra tem sentido religioso. Compreende uma celebração religiosa pré-definida, como as missas na Igreja Católica e outros cultos nas demais igrejas cristãs. Também pode incluir atividades religiosas não pré-elaboradas.
Entre a maioria das igrejas cristãs (Católica e protestantes, sendo estas geralmente chamadas de "evangélicas"), a liturgia é um ofício ou serviço indispensável e obrigatório. É a partir desta interpretação que o significado dado a ela se aproxima de seu significado original. De origem grega como muitas outras palavras da Língua Portuguesa, "liturgia" significava originalmente "serviço público" ou "trabalho público". Ou seja: qualquer tipo de serviço com o objetivo de atender às necessidades do povo.
Na maioria dos casos em que é usada, a expressão "serviço público" significa a atividade direta e/ou indireta de órgãos governamentais municipais, estaduais e federais para atender a interesses públicos. Neste caso, é um serviço qualificado como tal por meio de legislações específicas que, no Brasil, constam na Constituição Federal. Em sentido religioso, especialmente para os cristãos, a liturgia é um serviço público como fruto de uma vivência fraterna. Os católicos a interpretam como uma representação do sacrifício de Jesus como Filho de Deus com o objetivo de salvar a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!