Numa redação dissertativa,
apresentam-se ideias.
Numa redação discursiva, comparam-se as ideias.
Numa redação discursiva, comparam-se as ideias.
Alguns estudantes me perguntam qual é a diferença entre uma redação dissertativa e uma redação discursiva. Talvez o que tenha motivado tal pergunta seja o fato de que tenho dito que todos os tipos de redação são, na verdade, dissertativos. "Dissertar" há como abordar um tema num texto sem dissertá-lo. "Dissertar" é expor um assunto de forma sistemática e ordenada, e é impossível abordar um tema oralmente ou por escrito sem dissertá-lo.
Geralmente o que se costuma chamar de "redação dissertativa" é a redação em que a dissertação é o principal destaque na abordagem do tema. É uma redação dissertativa e argumentativa, pois os argumentos são a base principal para a sustentação das ideias apresentadas no texto. As ideias podem ser variadas e livres, mas os argumentos precisam ser elaborados de forma que comprovem o necessário conhecimento sobre o tema.
Isto também tem que ocorrer numa redação discursiva. A diferença é que, na redação discursiva, o que se destaca mais do que a dissertação e a argumentação é a comparação entre duas ou mais ideias diferentes. Em outras palavras: na redação discursiva, busca-se evidenciar as divergências de ideias e na redação dissertativa o objetivo principal é a defesa das opiniões do próprio autor. Na redação discursiva, essa defesa se dá de uma forma mais discreta, havendo a necessidade, às vezes, de citar fatos reais que possam ser usados como argumentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!