Elias Alves foi locutor e redator noticiarista na Rádio Vitória, em Vitória, no Espírito Santo. Ele também trabalhou como redator comercial na TV Vitória entre 1990 e 1997. Antes, entre 1986 e 1990, foi redator noticiarista na Rádio Gazeta, também em Vitória. Posteriormente atuou na Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) até dezembro de 2002.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Orçamento, Rendimento, Renda e Receita

Conhecer 
os significados 
destas palavras
é importante
para organizar
a sua vida.



As escolas brasileiras deveriam ter o ensino obrigatório sobre economia doméstica (pelo menos as noções básicas). Infelizmente isto não ocorre. Este é um fato lamentável, pois os conhecimentos básicos sobre orçamento, rendimento, receita e renda constituem uma condição fundamental para, desde cedo, os jovens aprenderem não somente a fazer boas redações sobre economia como também a organizar suas vidas financeiramente. Muita gente pensa, por exemplo, que rendimento, renda e receita são a mesma coisa. O desconhecimento das diferenças é uma das calças do planejamento inadequado dos orçamentos.
O orçamento é uma estratégia para prever receitas e despesas na administração de um negócio, da família, da vida particular da própria pessoa, etc. O período pré-determinado pode ser anual, mensal, trimestral, semestral, conforme a necessidade e a finalidade do plano. A receita é o recebimento de dinheiro - por exemplo, como salário - para contabilizar sua realidade econômica para que você organize seus gastos. "Contabilizar" significa "fazer contas", mas neste caso não se trata apenas de fazer simples contas de adição, subtração, multiplicação e divisão. O objetivo é medir sua realidade econômica e/ou a de sua família para que o planejamento seja o mais adequado possível. A despesa é o gasto que será necessário para a obtenção da receita. 
O rendimento é o lucro já alcançado ou que se pretende alcançar. É a importância total em dinheiro recebida durante um determinado período (mês, semestre, ano, etc.) em troca de trabalho ou de prestação de serviços. É frequentemente chamado de "renda", mas o rendimento é, na verdade, o que se chama "fonte de renda", por se tratar de uma avaliação da origem da renda (individual, familiar, etc.) obtida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!