Infelizmente
muitos "professores"
demonstram
incapacidade para ensinar.
muitos "professores"
demonstram
incapacidade para ensinar.
Não tenho a pretensão de fazer críticas negativas, mas infelizmente tenho que lhes informar o que percebo que está errado quando pesquiso o que se publica sobre o ensino de redação em outros blogs e sites. O fato mais preocupante é que muitos desses textos são escritos por pessoas que se identificam como professores e professoras que especializados em ensino de Língua Portuguesa e de técnicas de redação. Suponho que a forma como eles ensinam através das postagens revela a forma como ensinam em salas de aula. Se assim for, isto é preocupante.
Em alguns sites e blogs, eles ensinam que, numa redação, a frase deve ser curta, deve-se evitar o rebuscamento linguístico. Não basta dizer que as frases têm que ser curtas: é preciso ensinar aos alunos como devem escrever frases curtas sem que elas percam o mesmo sentido das frases longas. Além disto, antes de fazer a redação, o rebuscamento linguístico é exatamente o que o aluno tem que fazer. Um professor que diz que "o rebuscamento linguístico deve ser evitado" demonstra que não sabe qual é o significado da palavra "rebuscamento".
"Rebuscamento" significa "pesquisa feita de forma paciente e com perseverança". Como qualquer outra pessoa que queira ou tenha que fazer uma redação, o aluno precisa descobrir formas linguísticas que ele talvez ainda desconheça e que possam ajudá-lo a melhorar seus níveis redacionais. "Rebuscar" significa "procurar novamente", "procurar até encontrar", "pesquisar até descobrir". Um professor - de língua portuguesa ou de qualquer outra disciplina - nunca pode dizer a um aluno para não fazer isto. Ao contrário, tem que incentivá-lo a manter o hábito do rebuscamento. É rebuscando que ele aprende. O professor que incentiva o aluno a não fazer um rebuscamento o está incentivando a não estudar.
O rebuscamento linguístico feito durante o exercício da redação pode levar o aluno a cometer erros. Mesmo assim, a tentativa de se lembrar de palavras para evitar a repetição de outras já muito usadas no mesmo texto é importante. Desta forma ele demonstra seu interesse em demonstrar que conhece ou pretende sempre aprender os significados de palavras diferentes. Neste caso, o que os professores precisam ensinar é que o aluno não deve evitar o rebuscamento linguístico mas precisa usar as palavras que ele tem certeza de que são adequadas para o contexto em que ele quer inseri-las.
Em alguns sites e blogs, eles ensinam que, numa redação, a frase deve ser curta, deve-se evitar o rebuscamento linguístico. Não basta dizer que as frases têm que ser curtas: é preciso ensinar aos alunos como devem escrever frases curtas sem que elas percam o mesmo sentido das frases longas. Além disto, antes de fazer a redação, o rebuscamento linguístico é exatamente o que o aluno tem que fazer. Um professor que diz que "o rebuscamento linguístico deve ser evitado" demonstra que não sabe qual é o significado da palavra "rebuscamento".
"Rebuscamento" significa "pesquisa feita de forma paciente e com perseverança". Como qualquer outra pessoa que queira ou tenha que fazer uma redação, o aluno precisa descobrir formas linguísticas que ele talvez ainda desconheça e que possam ajudá-lo a melhorar seus níveis redacionais. "Rebuscar" significa "procurar novamente", "procurar até encontrar", "pesquisar até descobrir". Um professor - de língua portuguesa ou de qualquer outra disciplina - nunca pode dizer a um aluno para não fazer isto. Ao contrário, tem que incentivá-lo a manter o hábito do rebuscamento. É rebuscando que ele aprende. O professor que incentiva o aluno a não fazer um rebuscamento o está incentivando a não estudar.
O rebuscamento linguístico feito durante o exercício da redação pode levar o aluno a cometer erros. Mesmo assim, a tentativa de se lembrar de palavras para evitar a repetição de outras já muito usadas no mesmo texto é importante. Desta forma ele demonstra seu interesse em demonstrar que conhece ou pretende sempre aprender os significados de palavras diferentes. Neste caso, o que os professores precisam ensinar é que o aluno não deve evitar o rebuscamento linguístico mas precisa usar as palavras que ele tem certeza de que são adequadas para o contexto em que ele quer inseri-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!