segunda-feira, 11 de setembro de 2017

"Edifício", "prédio" ou os dois nomes estão corretos?

Edifício Copan,
um dos mais famosos de São Paulo (SP).
Tem 115 metros de altura,
32 andares e 120 mil metros quadrados
de área construída.
Estudantes perguntam:
é "edifício", 
"prédio"
ou os dois nomes
estão corretos?


Se você empregar a palavra "edifício" ao invés de "prédio" ou vice-versa numa redação, provavelmente não haverá problema algum, já que ambas são costumeiramente aceitas como sinônimas há muito tempo. Os dois nomes estão corretos mas é importante conhecer alguns detalhes sobre eles. Afinal, uma das duas palavras poderá estar mais adequada do que a outra em relação ao contexto em que ela terá que ser inserida.
A palavra "edifício" se relaciona ao verbo "edificar", que tem o mesmo significado de "construir". Entretanto, "edifício" não significa apenas "construção". Observe que a palavra tem o sufixo "ício", que indica uma finalidade. Exemplos: um produto alimentício tem a finalidade de servir como alimento. A palavra "ofício" tem a finalidade de indicar uma tarefa confiada a alguém ou uma atividade profissional. "Sacrifício" é uma atividade considerada sagrada para se obter um benefício para a própria pessoa que a pratica ou para outras pessoas. Portanto, um edifício é uma construção que tem uma finalidade: a de abrigar pessoas de modo que elas possam simplesmente residir neles ou realizar atividades profissionais, culturais, etc. Por isto há edifícios com residências (apartamentos) e também os que têm escritórios, consultórios médicos, etc. 
Os "arranha-céus" são os edifícios considerados os mais altos de uma cidade e com um formato de uma torre. São chamados de prédios porque geralmente são de caráter multifuncional: têm apartamentos residenciais, lojas comerciais, escritórios, consultórios, etc. Destacam-se entre os demais por serem os mais altos, o que faz com que eles sejam vistos também como pontos de referência, indicadores de direções, etc. Porém, nem todo prédio é um arranha-céu. Chama-se prédio um edifício construído dentro de uma determinada área ou terreno que, com ele, forma todo o conjunto de uma propriedade. 
Segundo Aurélio Buarque de Holanda, originalmente a palavra "prédio" se referia ao conjunto de um terreno incluindo as construções ou a construção dentro dele, mesmo que esta fosse apenas uma casa. Mais tarde, passou-se a chamar "prédio" principalmente a construção com pelo menos dois andares dentro de um terreno. Atualmente é muito comum as pessoas considerarem como "prédio" qualquer edifício, especialmente aqueles onde se realizam atividades diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!