O que será exigido
na prova de redação
no Enem este ano?
na prova de redação
no Enem este ano?
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Como acontece em todos os anos, a aproximação das datas das provas faz aumentar a preocupação de seus participantes quanto ao que será exigido em relação às redações. O mais importante é estar atento quanto aos temas que são possíveis: os principais assuntos relacionados à política, a problemas sociais, etc., e que estão em evidência na mídia. Portanto, neste caso, meu conselho é o de sempre: assistam aos telenoticiários, leiam jornais impressos e online, revistas atualizadas, etc., tanto quanto puderem. Assistam pela televisão e ouçam pelo rádio também reportagens, entrevistas e debates sobre todos os assuntos.
Quanto à forma como você deve redigir seu texto na prova, o mais importante é você saber que ele tem que ser dissertativo, argumentativo e tão corretamente escrito quanto o autor da redação puder conseguir. Quando dizem que "o mais importante é que se entenda o que o aluno quis dizer", é ainda mais importante lembrar que é exatamente por isto que uma redação muito bem feita é necessária. "Redação muito bem feita" é redação com palavras ortograficamente corretas, bem adequadas ao contexto, paragrafação muito bem elaborada, etc.
O principal objetivo das redações no Enem é fazer com que os estudantes demonstrem sua capacidade de domínio sobre a escrita formal. Isto requer domínio sobre linguagem culta e linguagem coloquial. Eles terão que demonstrar também que compreendem a proposta de redação - isto é, o tema sugerido ou exigido - e por isto eu digo que é preciso que frequentemente leiam jornais, revistas, assistam a reportagens televisivas, etc. Isto é necessário para que eles sejam capazes de organizar, selecionar e interpretar corretamente as informações e os fatos e criar fundamentos para seus argumentos. Para ler mais "dicas" sobre isto, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!