Estes são os estados brasileiros. |
estão corretas,
mas cada uma
tem significados
diferentes.
A dúvida ainda persiste entre muitas pessoas. Muitos são os estudantes que se preocupam com isto quando têm que empregar uma das duas ou as duas palavras numa redação. As duas palavras são escritas de formas diferentes, com a letra inicial maiúscula em alguns casos e minúscula em outros. Isto depende do significado a ser dado à palavra.
Escreve-se "Estado" quando tem o significado de "governo", seja este federal, estadual ou municipal. O presidente da República e o governador de um estado são "chefes de Estado", pois cada um deles é a autoridade máxima de um governo. Veja que neste exemplo eu digitei "governador de um estado", pois quando se trata de uma das unidades federativas do Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, etc.), a letra inicial é minúscula.
A palavra "Estado" - com inicial maiúscula - representa uma forma organizacional de natureza política mais conhecida como "governo". No caso de um país como o Brasil, representa uma organização governamental que pode ser federal, estadual ou municipal. Nos três casos, inclui os Três Poderes: o Legislativo, que cria e aprova leis; o Judiciário, que julga ações ou situações em acordo ou desacordo com as leis; e o Executivo, que executa as ações do governo. No município, o Poder Legislativo é exercido pelos vereadores, que são os componentes da Câmara Municipal. No estado, esse poder é exercido pelos deputados estaduais, que compõem a Assembleia Legislativa. No país, o Poder Executivo é exercido pelo Congresso Nacional, que é dividido em dois setores: a Câmara Federal, que é composta por deputados federais; e o Senado, que é composto pelos senadores.
Usa-se a palavra "estado" - com letra inicial minúscula - para se referir a uma situação (estado de saúde de uma pessoa, estado de conservação de um objeto, etc.)e para se referir a um dos estados do país, conforme já explicado anteriormente. Em caso de dúvida, é fácil resolver a questão: "Estado" é "governo" e "estado" é qualquer situação não relacionada à governos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!