quinta-feira, 31 de agosto de 2017

"Mundo" e "Universo"

O planeta Terra é o nosso mundo. 
Ele não é o Universo,
está no Universo.
"Mundo" e "Universo"
são coisas diferentes.



Não são raras as vezes em que muita gente usa a palavra "mundo" para se referir ao "universo" - e vice-versa. Usam as duas palavras como se fossem sinônimas. Em sentido figurado, ambas costumam ter mesmos significados, mas o conhecimento dos significados originais ajuda muito a evitar equívocos numa redação. 
Quando nos referimos ao mundo em que vivemos, referimo-nos à Terra, o planeta em que vivemos. Conclui-se, desta forma, que existem no Universo muitos mundos, já que existem neles vários planetas. Os mundos podem ser habitados ou não. 
Às vezes a palavra "mundo" é confundida com a palavra "universo" porque em sentido figurado ambas são usadas para definir um conjunto de coisas que compõem a realidade ou nosso ponto de vista sobre ela. Isto quer dizer que as palavras "mundial" e "universal" também têm significados diferentes. "Mundial" é algo relativo ao mundo, isto é, ao nosso planeta. "Universal" é o que se refere ao Universo.
Nas religiões e nas mitologias há os "submundos", que são geralmente descritos como lugares para onde vão as almas das pessoas que cometeram crimes, tiveram vidas desregradas, etc. Entre os cristãos, o submundo é chamado "inferno", mas "mundo" também é uma palavra frequentemente usada para se referir à existência do pecado, das tentações do demônio e de tudo que os cristãos devem abominar. É uma palavra usada também para se referir a uma determinada área de conhecimento, de atividades, etc., tal como em expressões como "o mundo dos esportes", "o mundo da ciência", "o mundo político", etc. Às vezes é uma referência a uma área existente no próprio mundo mas ainda desconhecida por muita gente, o que fez com que os europeus se referissem à América no século XVI como "Novo Mundo".
"Universo" é literalmente o conjunto de tudo que existe e de tudo que pode existir no nosso mundo, em todos os outros mundos e distante deles. Por esta razão, na astronomia e na ficção científica, o Universo é tudo que inclui espaço, tempo, matéria e tudo que é relacionado a planetas, estrelas, galáxias, etc. Em sentidos contextuais, tal como ocorre com a palavra "mundo", também pode significar uma determinada área de conhecimentos; um grupo humano específico e seus costumes, etc. (exemplo: o universo dos índios Yanomami - suas lendas, sua religião, seus costumes, etc.). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!