Não confunda
"insistência"
com "persistência".
"insistência"
com "persistência".
Em muitas redações observamos a presença da palavra "insistência" mas percebemos que os autores pretendiam se referir à persistência. Saber diferenciar os significados destas duas palavras é altamente importante para evitar equívocos.
As duas palavras podem ser interpretadas como o oposto de "desistência". Entretanto, a persistência é importante e a insistência é prejudicial. "Insistir" é fazer as mesmas coisas continuamente do mesmo jeito sem obter sucesso. É tentar resolver um problema ou alcançar um objetivo sem modificar ou inovar nas tentativas. "Persistir" é tentar alcançar os mesmos objetivos por meios diferentes. É inovar nas tentativas. Na insistência, o resultado demora a vir ou nunca vem. Na persistência, as chances de resultados mais rápidos e eficazes são maiores.
Neste ponto, já que mencionei a eficácia, é bom lembrar que "eficácia" e "eficiência" também são duas coisas diferentes. "Eficiência" é um jeito de fazer algo bem feito; "eficácia" é uma maneira de fazer a mesma coisa de um jeito muito melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!