segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Os Significados de "Crítica"

Frequentemente o verbo "criticar"
é usado como se toda crítica
fosse negativa. 
Ao usar
o substantivo "crítica"
e o verbo "criticar"
numa redação,
é preciso estar atento 
a estes detalhes.


Toda pessoa tem um senso crítico. Sim, pois toda pessoa tem opiniões mesmo quando ão quer expressá-las. Entretanto, muita gente diz coisas como "há pessoas que só criticam mas nunca fazem um elogio", como se "criticar" significasse apenas dizer algo contra. Há também pessoas que usam a expressão "crítica construtiva" para se referir a elogios, o que nos faz pensar que elas achem que toda opinião contrária é uma crítica negativa. Uma crítica é simplesmente um comentário, que pode ser favorável ou contrário ao que é criticado. 
Não é preciso exercer uma profissão para ser um crítico. Mesmo que você não perceba isto ou que esta não seja sua intenção, você é um crítico, e com muito mais frequência do que você imagina: quando diz que gostou ou não gostou de um livro, de um filme, de um programa de televisão, de uma pessoa, etc. Mesmo quando você não se coloca contra nem a favor de algo ou alguém, este também é um posicionamento crítico. Numa redação dissertativa-argumentativa, a crítica é inevitável, pois é a própria argumentação. Ela tem o propósito de revelar no texto uma perspectiva descritiva e principalmente de avaliação quanto ao tema abordado. 
O autor da redação é um crítico, não porque o queira, mas porque precisa ser. Como tal, não pode apresentar uma avaliação apenas subjetiva. Ele precisa fundamentar sua avaliação, e isto requer uma descrição dos fatos avaliados. Por isto a redação tem que ser descritiva e argumentativa. Ele precisa entender que a crítica construtiva não apenas a que contém elogios; é a que, mesmo sendo uma opinião contrária, destaca os pontos menos favoráveis na opinião do crítico, que ao mesmo tempo oferece sugestões para melhorá-los ou substituí-los pelos mais favoráveis. Seus argumentos precisam de objetividade. Portanto, ele deve procurar conhecer melhor os significados de "crítica", "argumento", "argumentação" e outras palavras relacionadas a estas. Para entender isto melhor, leia aquiaqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!