Regras Gramaticais Geram Regras Redacionais

As regras redacionais existem
porque existem as regras gramaticais.


Há "professores" que dizem que as regras de redação não existem, existem técnicas de redação. Regras e técnicas são coisas diferentes, mas em redação elas coexistem. 
"Regra" é tudo que se torna obrigatório para facilitar algo. Numa redação, as regras são necessárias para facilitar o entendimento a quem a lerá. As regras gramaticais são aplicadas a tudo que indique o modo de pensar e de expressar o pensamento através da escrita. Elas existem para serem aplicadas nas redações, facilitando tanto a escrita como a leitura.
As regras gramaticais determinam as formas de escrever corretamente as palavras e suas variáveis, de inseri-las corretamente nas frases, de organizar as frases adequadamente, etc. Por extensão, isto nos obriga a preservar o inevitável sistema "começo, meio e fim". Em redação, isto significa "introdução, desenvolvimento e conclusão".
"Técnica" é uma forma de se desenvolver um trabalho ou uma ação. Popularnente, o jeito de fazer algo. Em redação, a técnica é desenvolvida pelo autor como ele quiser, mas é preciso manter a sequência e escrever conforme as regras gramaticais. Portanto, as próprias regras gramaticais se tornam também redacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!