O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

"Escutar" e "Auscultar"

Um médico auscultando um paciente
São verbos correlatos, 
mas com significados diferentes. 

Lendo uma redação de uma estudante, percebi que ela usou a palavra "auscultar" dando-lhe o mesmo sentido de "ouvir". Numa prova, ela teria perdido pontos por usar a palavra com significado equivocado, embora tenha sido louvável sua tentativa em mostrar que sabe da existência de palavras pouco usadas em nosso dia-a-dia. Penso também na possibilidade dela ter feito isto para que eu fizesse tal observação e lhe ensinasse o significado correto, pois é uma palavra muito usada na medicina e em alguns casos jurídicos.
Toda redação deve ser feita com o uso de linguagem mais adequada para seu objetivo. No Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou num vestibular, a redação não deve ser informal nem formal demais. Entretanto, a demonstração do conhecimento sobre algumas palavras e expressões que não fazem parte do seu dia-a-dia mas começam a surgir com certa constância na mídia indicam que você está tentando acompanhar atentamente os novos fatos. Isto é muito importante.
No Brasil, principalmente por causa dos fatos políticos recentes, a palavra auscultar tem sido muito empregada ultimamente em debates e entrevistahentrevistas sobre corrupção. Porém, talvez por ser muito parecida com escutar - quanto à pronúncia e à escrita - algumas pessoas confundem seus significados com os desta. Em primeiro lugar, saiba que escutar não é o mesmo que ouvir. Escutar é estar consciente do que está ouvindo, ouvir com a mais plena atenção, levar em consideração conselhos e sugestões.
Auscultar significa investigar algo com profundidade e da maneira mais apropriada possível para evitar erros de interpretação. Quando dizemos que o médico auscultou o paciente, estamos dizendo que o médico fez o exame mais detalhado possível para chegar a um diagnóstico correto. Na maioria dos casos o verbo representa o ato de escutar os sons vindos de um órgão (por exemplo,  o coração) do paciente com a devida atenção durante a atividade médica. Em termos jurídicos, o verbo auscultar significa analisar corretamente os casos para que sejam evitados possíveis erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...