quarta-feira, 13 de julho de 2016

Fazer Redações no Papel Faz Bem ao Cérebro

Escrever no papel
é mais saudável para o cérebro
Enquanto você redige,
você lê 
o que escreve.
Isto é ótimo
Para o seu cérebro. 

Há muito tempo já se sabe que o hábito de escrever nos ajuda a manter a mente saudável. Quando você faz uma redação em papel, seu cérebro trabalha para controlar os movimentos das suas mãos (você escreve com uma mas a outra não permanece inativa). Ao mesmo tempo sua mente faz você lembrar cada palavra que terá que escrever, trabalha para que você escolha as palavras mais adequadas, para que construa cada frase corretamente, para combinar as frases e os parágrafos coerentemente,  etc. Ao mesmo tempo, sua memória se ocupa em trazer à lembrança a ortografia correta de cada palavra, a adequação delas às regras gramaticais e muitas outras coisas. Enfim, escrever é um excelente exercício físico (exercita as mãos) e mental (exercita a mente).
Novas descobertas têm revelado que os hábitos de ler e escrever no papel realmente ajudam muito a manter o cérebro saudável por mais tempo. Especialistas em linguística e ciências neurológicas dos Estados Unidos, Japão e Eslováquia têm realizado estudos em seus respetivos países observando os hábitos de leitura e escrita de estudantes. Cerca de 90% das pessoas estudadas disseram que as leituras em smartphones, tablets, e-readers, monitores, etc., trazem vantagens mss também causam principalmente cansaço visual e dor de cabeça. Para eles, ler livros, jornais e revistas de papel é muito mais confortável e saudável. 
Isto comprova o quanto o hábito de redigir é saudável. Lembre-se que, se ler no papel faz bem, escrever no papel é ótimo. Sem perceber, você mesmo(a) lê o que já escreveu enquanto está escrevendo. Isto acontece automaticamente porque você concentra sua atenção no que escreve. Portanto, quem faz em casa pelo menos duas redações por semana amplia possibilidades de melhorar seus níveis de redação e de manter o cérebro saudável por um período mais prolongado.

Fonte: Exame Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!