O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Mitos e Verdades Sobre Redações nas Provas

A grafia ruim dificulta a leitura
e a correção da redação. 
A "letra feia"
causa perda de pontos
porque dificulta a leitura
para quem terá
que corrigir a redação. 

Um dos principais obstáculos que fazem com que as pessoas não obtenham boas notas em redação nas provas (vestibulares, concursos públicos, Enem, etc.) é a preocupação com o que dizem outras pessoas, gerando boatos, mitos e comentários às vezes sem fundamento. Dizem, por exemplo, que somente algumas pessoas são "feras" em redação e conseguem notas altas. 
Isto não é verdade. Qualquer pessoa consegue isto quando se dedica profundamente aos estudos principalmente de língua portuguesa. Além disto, basta seguir as minhas recomendações de sempre: ler revistas e jornais impressos e online, assistir a telejornais, etc. Além de estar bem informado, o aluno ou candiato a emprego precisa estruturar bem sua redação. Encontre na coluna "Índice" os artigos específicos sobre isto.
É necessário que o texto seja bem organizado, com um título, a introdução, o desenvolvimento (no qual se expõe a argumentação) e a conclusão. No Redafácil você encontra artigos com mais detalhes sobre isto digitando "estrutura", "dissertação" e "argumentação" no espaço para procura, no alto desta página. 
Dizem que, com a evolução da comunicação, vem a evolução da linguagem e, consequentemente, a das redações. Isto é verdade, mas há uma grande diferença entre a evolução da linguagem e o exagero na linguagem informal. É preciso fazer prevalecer o bom senso. 
Não colocar o título é motivo para perda de pontos em redação? Isto poderá ocorrer, mas somente se tal critério estiver explícito na prova. De qualquer forma, a existência de um título facilita ao leitor o preparo para o que ele lerá. Portanto, recomendo que ponham titulos em todas as redações sempre. 
A "letra feia" pode causar perdas de pontos? Pode, sim. Não porque a letra é feia, mas porque a grafia ruim pode tornar algumas palavras confusas para quem terá que ler a redação. Portanto, você deve, desde já, tentar melhorar sua grafia para que isto não ocorra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...