sábado, 11 de junho de 2016

Dificuldade em Redação Pode Ser Sinal de Dislexia

A dificuldade para redigir
e confusões 
entre letras semelhantes
são os sinais mais evidentes
de dislexia.


Você ou alguém que você conhece tem problemas quanto à ortografia (uso de letras corretas nas palavras) ou como se expressar numa redação? Observe isto com mais cuidado, pois nem todas as pessoas que têm esses problemas são disléxicas, mas em muitos casos esses são os sinais mais evidentes de dislexia.
Em todo caso, é importante deixar claro que a dislexia não é uma doença ou pelo menos não é considerada como tal. Porém, é um distúrbio que compromete a capacidade de concentração, leitura, escrita e se revela também por grande indisposição para estudar em casa. Por isto, muita gente, sem saber o que se passa com a criança (o problema começa na infância), a considera indisciplinada, preguiçosa, etc.
Apesar disto os disléxicos podem, sim, obter grande sucesso na vida. Para comprovar isto, basta dizer que Walt Disney, a escritora britânica Aghata Christie e o cientista alemão Albert Einstein eram disléxicos. O ator americano Tom Cruise também é. Na verdade os disléxicos são muito inteligentes de têm grande talento principalmente para atividades artísticas, muitos são excelentes desenhistas e têm grande capacidade para aprender a lidar com instrumentos musicais. A dislexia afeta principalmente a capacidade de ler, escrever e se concentrar, mas não interfere no raciocínio lógico, nem nas habilidades artísticas. A memória também pode ser afetada, mas como se pode observar pelos exemplos citados acima, os disléxicos podem ter grande sucesso profissional e social, desde que tenha desde cedo u tratamento adequado com acompanhamento de psicólogos e neurologistas. Maria Ângela Nico é coordenadora da Associação Brasileira de Dislexia. Ela explica que os disléxico é uma pessoa com inteligência normal, mas tem dificuldade em se expressar através de uma redação e em interpretação de textos. Por isto costuma obter notas baixas nas provas mesmo quando sabe as respostas certas de todas as questões. 
Expus estas informações aqui porque talvez estes  sejam os problemas de muitas pessoas que buscam entender melhor por que não conseguem obter melhores resultados em redações. Para que os interessados saibam mais a respeito deste problema e das possídeis maneiras de contorná-lo. Cliquem aqui: Ciëncia & Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!