Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

sábado, 21 de maio de 2016

TV, Televisão e Televisor

Numa redação, 
é preciso ter cuidado
com o uso
de "TV", "televisão" e "televisor".


Lendo uma redação de um estudante de curso médio, observei que ele escreveu "nossas televisões" para se referir aos aparelhos de receptação de imagem e som que temos em nossas residências. Lembrei-me que no dia-a-dia, as pessoas costumam dizer "a minha TV", "a televisão lá de casa", etc. Mesmo em anúncios comerciais, a sigla "TV" é utilizada erroneamente como referência ao aparelho. Informalmente isto costuma ser aceito. Em redações, porém, é necessário que todas as siglas, abreviaturas (quando necessárias) e as palavras em geral sejam empregadas com seus respectivos significados corretos.
O aparelho mostrado na ilustração é um televisor. Televisão é o sistema de transmissão da imagem e do som que chegam ao aparelho receptor, que é o televisor. TV é uma abreviação da palavra "televisão", mas só pode ser usada para indicar o nome de uma estação transmissora de televisão (exemplos: TV Bandeirantes, TV Vitória, TV Gazeta, TV Record, etc.).
Numa redação, a clareza, a objetividade e a informação correta são fatores importantíssimos. Por isto todos os tipos de informalidades excessivas (por exemplos, as abreviações muito usadas na Internet: vc, kd, fds, etc.). Pela mesma razão, é necessário o extremo cuidado com empregos das palavras atribuindo-lhes sempre os significados corretos, que nem sempre são os que lhes são dados na linguagem popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!