Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Redações Acadêmicas - parte VI: Regras Essenciais

Estas são apenas
algumas das regras
que não podem
deixar de ser obedecidas. 


Não se trata de uma imposição. Num texto acadêmico, a inexistência desses detalhes dificulta os trabalhos de outras pessoas, a compreensão dos leitores e a conquista do objetivo do autor. No artigo anterior foi mencionada a polêmica sobre as normas da ABNT. Aqui, são exemplificadas poucas regras da ABNT que são imprescindíveis. 
Uma monografia, um trabalho de conclusão de curso (TCC), etc., geralmente contém dados que necessitam vir acompanhados de datas. Essas informações permitem ao leitor o conhecimento de mais detalhes sobre um documento, um acontecimento, uma publicação (livro, revista, jornal, etc.).
A ordem cronológica da narração é muito importante principalmente em casos de publicações periódicas. Ela facilita os trabalhos e dos impressores e torna a apresentação dos artigos mais racional. Para facilitar isto ainda mais, o sumário - ou "índice" - ajuda tanto os impressores em seus trabalhos quanto o leitor a localizar os temas que procura.
É importante observar que o objetivo desta série de artigos é apenas destacar algumas noções básicas sobre redações acadêmicas que as pessoas precisam conhecer antes de iniciarem cursos de nível superior. Para adquirir conhecimentos mais profundos, recomendo que frequentem cursos específicos de redação acadêmica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!