O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Redação Acadêmica - parte I: O Rigor do Conteúdo Técnico

A redação acadêmica
é uma redação descritiva
com necessário rigor técnico.



Como outros tipo de redação, a acadêmica exige uma linguagem formal e absolutamente precisa. A diferença principal é que é necessário também o rigor técnico. Não poderia deixar de ser assim, já que seu objetivo principal é comprovar conhecimentos técnicos ou científicos. Para isto o autor necessita adotar procedimentos importantes e se manter atento aos que precisam ser evitados. 

"Acadêmico" é tudo que se relaciona a conhecimentos adquiridos em instituições de ensino, especialmente as de nível superior. Isto significa que a redação acadêmica precisa conter processos relacionados à produção e transmissão de conhecimentos incluindo resultados de pesquisas e extensões reconhecidos formalmente como específicos e comprobatórios desse conhecimento. 
Também como em qualquer outro tipo de redação, acadêmica deve começar por uma apresentação seguida de uma demonstração e finalizada com uma conclusão. Essa demonstração é uma descrição para divulgar, defender ou contestar ideias e conceitos com base em conhecimentos próprios. 
Isto faz com que o texto acadêmico tenha que revelar não somente o conhecimento, mas principalmente o processo de conhecimento. O resultado da pesquisa, a ideia e a dedução do autor têm que ser tornados públicos, senão seus valores serão perdidos em pouco tempo. 

Na próxima postagem: alguns tipos de redação acadêmica. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...