O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

O Redator Profissional

É muito importante fazer um rascunho 
antes de digitar o texto  
A era do "papel e caneta"
ainda não acabou.
Mesmo - e principalmente -
para redações profissionais,
o rascunho é
altamente recomendável.

Este é um dos grandes erros no sistema de ensino brasileiro: até o final do ensino médio, ensina-se principalmente - e ainda assim muito mal na maioria dos casos - a produzir redações dissertativas argumentativas, como se os alunos tivessem que ser preparados apenas para escrever redações para o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) ou para os vestibulares. É importante que, desde o mais cedo possível, os jovens recebam pelo menos algumas noções básicas de redação profissional. 
"Redator" significa "autor de uma redação", seja profissional ou não, mas é uma palavra muito usada por pessoas que pretendem se referir ao redator profissional. Eles podem exercer várias funções: redator de textos técnicos, científicos, comerciais, jornalísticos, etc. Podem ser também escritores de obras de ficção, romancistas, prosadores, memorialistas, biógrafos, enciclopedistas, glossaristas, dramaturgos, roteiristas argumentistas (de produtos audiovisuais, histórias em quadrinhos, teatro, novelas, programas de televisão e rádio, filmes, etc.).
Os redatores profissionais escrevem textos literários para publicar, representar e veicular informações, ideias, etc. Podem cuidar da publicação ou encenação de uma obra literária bem como de sua divulgação. Atualmente, devido às facilidades oferecidas pela internet, muitos redatores profissionais mantêm blogs como este que você está lendo ou trabalham como "freelancer", palavra inglesa que pode ser traduzida como "profissional autônomo".
No Brasil, trabalhar como redator freelancer tem se tornado uma tendência nas áreas de jornalismo. O profissional trabalha para várias empresas, mas como "auto-empregado". Isto é, como autônomo. Isto enriquece seu acúmulo de experiências e traz mais conhecimentos, pois ele vivencia continuamente projetos em diversas empresas. Como trabalha por conta própria, e geralmente em casa, é um profissional privilegiado por ter tempo disponível para usar lápis ou caneta e papéis para escrever um rascunho da redação que depois digitará. Afinal, o redator experiente sabe que o rascunho ainda é um dos sistemas mais adequados para a produção de uma boa redação, pois permite rever possíveis erros, dados importantes que foram esquecidos, dados desnecessários que podem ser excluídos, etc.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...