Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Tema de Redação do Enem 2015 gera polêmica.

O tema e as exigências impostas para a redação
foram excelentes.
Foto: R7 
O tema proposto
para redação do Enem 
reacendeu um debate nacional 
que precisa ser mantido e ampliado.


Hoje à tarde recebi um telefonema do departamento de jornalismo da Rádio Espírito Santo (Vitória - ES). Atendi, e o repórter, gentilmente, solicitou-me uma entrevista que seria gravada por telefone. O tema da entrevista foi a polêmica causada pela proposta para redação do Enem deste ano: "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira." Eu disse a ele o que digo nos parágrafos que seguem abaixo.
A ideia deste ter sido o tema para redação proposto a alunos de ensino médio foi excelente. O mínimo que se pode dizer é que isto reacendeu um debate nacional sobre um problema cada vez mais grave que precisa ser cada vez mais amplamente debatido. Destaco também a importância das exigências tal como mostra a foto: os alunos tiveram que apresentar "proposta de intervenção que respeite os direitos humanos" e ainda tiveram que selecionar, organizar e relacionar "de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista." Tais exigências obrigaram os alunos a demonstrar que sabem o que são "direitos humanos", a expor suas opiniões sobre o problema e apresentar meios coerentes para resolvê-lo. Difícil? Não seria, se os alunos sempre se dedicassem a pesquisar mais e mais sobre direitos humanos, todos os tipos de violência, etc., sem esperar que o professor ou a professora lhes mande fazer isto. Para os que não "se deram bem" na redação, fica mais essa dica para a próxima vez.
Ressalta-se também a importância desse tipo de tema para redação por ser talvez relacionado a fatos que muitos desses estudantes presenciam em casa. Neste caso, foi uma oportunidade e tanto para eles desabafarem através de seus textos, mesmo sem necessariamente expor como se isto ocorresse em suas famílias. Tomara que os próximos temas para redação sejam relacionados ao mensalão (os "punidos" foram punidos mesmo?), ao crescimento descontrolado da corrupção (política, empresarial, etc.), ao que levou o Brasil à crise econômica mais profunda dos últimos 20 anos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!