Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Por que os temas para redação nas provas são sempre surpreendentes?

Como mostra a ilustração do Ecaderno,
o tema para redação no Enem
pode ser de qualquer tipo de assunto.
Muitos sites mostram
"possíveis temas
para redação

no Enem 
ou em vestibulares".
Porém os temas
são sempre os mais inesperados.
Então,
como os estudantes 
devem se preparar?

Todos os estudantes de ensino médio sabem que devem se preparar adequadamente para as provas do Enem ou do vestibular o mais adequadamente possível em relação a todas as matérias. Entretranto, é cada vez mais nítida a preocupação maior quanto à redação. Muitos deles frequentemente perguntam como dissertar corretamente, como ordenar as ideias no texto, mas as perguntas mais frequentes são quanto aos temas mais prováveis. Existem na internet muitos sites e blogs que sugerem os temas mais prováveis, mas depois da prova a maioria dos estudantes sempre diz que o tema proposto era um dos menos esperados. 
Isto acontece por uma razão muito simples: um dos principais objetivos da redação é saber até que ponto o aluno é uma pessoa que se preocupa em se manter bem informado sobre todos os temas possíveis. Entre estes, estão tanto aqueles que são relacionados a casos recentes quanto os referentes a debates frequentes em qualquer época. Portanto, meu conselho é este:
Enquanto você estiver fazendo pesquisas para saber quais serão os assuntos mais prováveis a serem temas propostos no Enem ou no vestibular, estará perdendo tempo. Ganhe tempo assistindo aos telenoticiários, a entrevistas e debates sobre todos os assuntos, lendo jornais e revistas sempre que possível, buscando o maior acúmulo de informações que puder. Buscar informações sobre como foi a correção da redação do Enem 2014 pode ajudar muito a iniciar um caminho para se preparar para a deste ano. Você pode verificar isto aqui
O tema para redação no Enem e nos vestibulares é sempre surpreendente para a maioria dos estudantes propositalmente porque exige principalmente opinião e argumentação. Para orienta-se melhor sobre isto, leia outro artigo neste mesmo blog: A Lógica da Argumentação. Para escrever bem, siga os passos orientados em Leia e Pratique Redação o Máximo que Puder, evite o uso de palavras cujos significados você desconhece ou não tem certeza, saber as diferenças entre os significados de "Redigir" e "Escrever"detalhes fundamentais em qualquer redação.
As provas do Enem, como vocês já devem saber, ocorrerão em outubro. A partir de hoje o tempo está um tanto curto, mas ainda é suficiente para se preparar para produzir uma boa redação na prova. Entretanto, é preciso se dedicar muito, praticando em casa, se possível com a ajuda de familiares, seguindo as recomendações que você pode encontrar em vários artigos publicados neste blog. Para isto, verifique a lista de artigos numa das colunas.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!