Dependendo do critério dos organizadores, uma página de redação entregue assim pode anular toda a prova. |
não significa apenas apenas
falta de preparo para fazer uma redação:
significa falta de preparo para a vida.
Quando a página de redação numa prova é deixada em branco, isto pode causar a anulação de toda a prova. Entretanto, raramente os organizadores alertam sobre isto. Por que eles não avisam? Porque cabe ao participante das provas (Enem, vestibular, concurso público, etc.) ter a noção de que a redação é a parte mais importante da prova. É através dela que ele demonstra sua capacidade de se comunicar de forma adequada. Quem não se comunica adequadamente por escrito também tem dificuldade de se comunicar numa entrevista para emprego, durante uma conversa formal ou mesmo informal, e demonstra também ter dificuldade de diferenciar os momentos em que, numa comunicação ou numa simples informação (comunicação é a troca de informações entre duas ou mais pessoas), a informalidade não causa problemas e a formalidade é necessária.
É importante que o participante de uma prova demonstre que sabe escrever corretamente, e por isto os cuidados com a ortografia e as regras gramaticais são necessários. Entretanto, esses cuidados não são os mais importantes. Não basta mostrar bom nível de conhecimento e domínio da língua portuguesa ou seja qual for o idioma. O mais importante é demonstrar uma vasta cultura geral através de um raciocínio concludente, e isto só pode comprovado através da redação. Por outro lado, observem bem: eu não disse que os cuidados com a forma correta de escrever as palavras e com a gramática não são necessários. Eu disse que a demonstração da forma de se comunicar pela escrita é extremamente importante, mas a obediência às regras ortográficas e gramaticais também é, pois os erros cometidos na escrita e na gramática podem dificultar o entendimento da mensagem por parte de quem a lê. Se isto ocorrer por descuido quanto à escrita, não será porque o leitor não teve capacidade de compreensão, será porque os erros do redator o induziram à incapacidade de compreender.
Os temas propostos nas provas podem ser assuntos cotidianos, algo que esteja em evidência na mídia nacional, ou simplesmente temas que pareçam abstratos, "indecifráveis" (nenhum tema é de fato indecifrável), aparentemente - apenas aparentemente - sem relação com o participante da prova. No entanto, essa aparência é proposital. É através dela que se mede o grau de interesse do participante da prova em estar sempre buscando ser uma pessoa bem informada sobre o que acontece no mundo. Num mundo cada vez mais globalizado, isto é extremamente importante. O mundo está se transformando numa espécie de nação única, através da união entre países formando blocos econômicos, e da relação cada vez mais estreita entre esses blocos econômicos. Isto envolve questões políticas, culturais, econômicas, etc., sobre as quais todos nós somos obrigados a estar constantemente bem informados. Portanto, numa redação, anota zero ou qualquer nota que não seja muito boa não é preocupante apenas em relação à prova; ela é a comprovação do despreparo para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!