O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sábado, 20 de junho de 2015

Como Usar as Palavras "Cultura" e "Culto" Corretamente numa Redação

Todas estas ilustrações
são relacionadas aos diversos conceitos de "cultura"
e aos significados de "pessoa culta", "povo culto", etc.
A palavra "cultura"
tem muitos significados.
Isto gera dúvidas quanto ao significado de "ser culto".





"Linguagem culta" é o nome que se dá ao uso de uma linguagem, principalmente na escrita (ou seja, numa redação), sem o uso de gírias e de expressões excessivamente populares. É também chamada "linguagem formal". Neste caso, a palavra "culta", forma feminina do adjetivo "culto", deriva da palavra "cultura" com um sentido qualificativo da linguagem utilizada. No entanto, a palavra "cultura" tem tantos significados diferentes, e todos considerados corretos, que é impossível determinar um conceito único para ela. Portanto, o mesmo corre com suas derivadas, estando entre estas "culto" ou "culta" (em referência a uma linguagem culta, uma pessoa culta, um povo culto, etc.). Isto leva muitas pessoas a usarem as palavras "culto(a)" e "cultura" frequentemente com significados certos, mas em contextos errados.
"Contexto"é o conjunto de palavras, expressões e frases devidamente adequadas à ideia, à informação ou à mensagem que se quer expressar num texto. Vem daí a palavra "contextual", que significa "estar de acordo com o texto". Num sentido genérico, a palavra "contexto" também é usada para significar qualquer coisa que esteja relacionada a um tema, um assunto, uma situação, etc., mas no sentido original refere-se ao que estiver devidamente relacionado ao texto e ao que se quer expressar através da redação. Portanto, ao usarmos a palavra "cultura" e suas derivadas, é necessário observarmos cuidadosamente se a forma como pretendemos usá-las está de acordo com o que o propósito da redação exige.
Para isto, é importante conhecer pelo menos alguns dos diferentes significados de "cultura". Originalmente, significa "cultivo", vindo daí a palavra "agricultura", que é a atividade relacionada ao cultivo de produtos agrícolas. Quando dizemos que uma pessoa é muito culta, estamos nos referindo a uma pessoa que "cultiva"(ou seja, preserva e faz crescer em si mesma) conhecimentos. Neste caso, o verbo "cultivar" tem um sentido figurado comparado ao cultivo agrícola.
No entanto, o conceito de "cultura" apresentado no parágrafo acima é aquele formulado pelo antropólogo inglês Edward Burnett Tylor (1832-1917), referente ao acúmulo de aprendizagens. Com o passar do tempo, a mesma palavra também recebeu como significados, inclusive com base nesse conceito, todo o conjunto de crenças, artes, moral, leis e todos os hábitos e costumes de toda uma sociedade e de cada pessoa como membro dela. Portanto, o que é "um povo culto"? Um povo que cultiva todos os tipos de conhecimento? Um povo que valoriza e procura conhecer todas as ciências? Um povo que preserva seus próprios costumes? Um povo que adquire hábitos, leis, religiões e costumes diversos de outros povos? 

Dependendo do contexto em que são utilizados, qualquer um desses conceitos pode estar correto ou incorreto. Afinal, há conceitos de "cultura" também relacionados a crenças e práticas religiosas, manifestações artísticas (cinema, música, etc.), desenvolvimento de uma nação, educação, bons costumes, regras de etiqueta, comportamentos de elite, etc. Isto causou o frequente uso de uma outra palavra que não parece ter relação com "cultura": a "dicotomia", que originalmente significa simplesmente uma relação ou correlação entre duas ou mais coisas, mas também ganhou o significado de "correlação entre vários tipos de cultura". Portanto, "ser culto" (uma pessoa culta, um povo culto, uma nação culta, etc.) pode significar "ser adepto de uma correlação entre culturas diferentes", o que, por sua vez, significa também a adoção de uma nova cultura com várias tendências unidas como se fossem uma.
Portanto, como se vê, é impossível estabelecer um conceito único para a palavra "cultura". Isto torna bem compreensível a existência da dificuldade em se utilizar corretamente o conceito de "ser culto", de "povo culto", etc. Tal dificuldade é mais compreensível ainda quando se verifica numa redação feita por estudantes no Brasil, onde o índice qualificativo de aprendizagem é ainda muito aquém do ideal. Entretanto, por favor, não interpretem este artigo como um desestímulo para que os estudantes - e as pessoas em geral - utilizem as palavras "cultura" e suas derivadas em suas redações. Ao contrário, usem tanto quanto quiserem e puderem, todas as palavras que vocês conhecem, inclusive porque, se errarem, é errando que se aprende. Mas procurem sempre fazer as coisas do jeito certo. Para isto, leiam muito, estudem muito, busquem cada vez mais informações sobre tudo que puderem. Pessoas que fazem isto com o máximo de frequência têm maiores possibilidades de obter sucesso na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...