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terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Fracasso em Redação no Enem 2014 - a culpa maior é do próprio sistema de ensino.


A maioria dos estudantes
precisa se habituar a ler e escrever mais,
mas o problema maior
está no sistema de ensino. 

A maioria dos brasileiros - não somente os estudantes - lê pouquíssimo e escreve ainda menos. O ministro Cid Gomes lembrou isto em entrevista coletiva ontem ao avaliar o fracasso que foi, mais uma vez, o desempenho da maioria dos participantes do Enem 2014 quanto ao quesito "redação". Em entrevista coletiva realizada ontem, o ministro da Educação, Cid Gomes, reconheceu que o ensino público brasileiro está muito aquém do desejado. Entretanto, ao dizer que o tema proposto ("A Publicidade Infantil em Questão") não é "um tema popular" (*), o ministro deveria considerar que "publicidade" e "propaganda" são duas coisas diferentes.
Cerca de 6.259.000 estudantes de nível médio participaram do Enem 2014, mas apenas 250 alcançaram a nota máxima (mil pontos) em redação. Isto representou 0,003% - um resultado que ficou abaixo de 1% do total de participantes. Cerca de 529 mil obtiveram nota zero. Cid Gomes considerou que isto também se deve ao fato de que o tema proposto para redação ("Publicidade Infantil") não foi um assunto tão "popular" como o proposto em 2013 ("Lei Seca"). Ocorre que , no Brasil, quando usamos a expressão "Publicidade e Propaganda", muita gente comete o erro de dizer que isto é uma redundância. Isto porque o sistema educacional brasileiro não ensina aos alunos, desde o mais cedo possível, as diferenças entre as duas coisas. 

A propaganda é um modo específico de apresentar informações sobre produtos, serviços e marcas disponíveis ao consumidor no mercado. A publicidade é o conjunto de atividades que buscam divulgar produtos, serviços e marcas induzindo o público alvo - o consumidor específico - a uma atitude favorável. A diferença é esta: enquanto a propaganda é a forma de apresentar publicamente a existência de um produto ou serviço, a publicidade é a condição de se elaborar uma técnica de comunicação por um processo que engloba planejamento, criação, produção e veiculação da mensagem a ser divulgada.
Como a confusão que se faz entre "publicidade" e "propaganda" no Brasil é muito comum, é preciso que haja no ensino médio uma preocupação em ensinar essa diferença aos alunos. Infelizmente isto não acontece. Portanto, o resultado quanto ao nível de redação sobre publicidade (infantil ou de qualquer outro tipo) no Enem não poderia ser muito melhor do que o obtido. O fracasso não foi somente dos alunos, foi mais uma vez do próprio sistema de ensino. 

(*) Jornal "O Estado de São Paulo".
llustração: Arquivo Google.

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