Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Cinco anos de integração internacional através de "dicas" para redação.


Em cinco anos de atividades,
resultados positivos muito acima dos esperados. 

Quando pretendemos fazer algo, devemos planejar, pensar em possíveis consequências, etc. Principalmente quando nos referimos a atividades pela internet, pois é impossível prever a amplitude do número de pessoas às quais essas atividades chegarão, já que a internet é uma rede de comunicação mundial. 
Meu domínio sobre redações resultam de atividades profissionais na área de comunicação por mais de 30 anos, bem como também da minha facilidade em dominar e até mesmo criar minhas próprias técnicas de redação desde quando eu era criança. Foi aos 11 anos de idade que recebi - sem que eu mesmo esperasse isto - minha primeira medalha de honra ao mérito por ter escrito uma redação cujo tema e título eu mesmo havia escolhido: "A Importância dos Livros".
Ainda hoje, como vocês já devem ter notado, gosto muito de ler e de escrever, e procuro incentivar as pessoas para que adquiram e mantenham esses dois hábitos sempre tão saudáveis e úteis a todos. A habilidade na produção de uma redação de alto nível está sendo cada vez mais necessária para quem pretende escolher ou já está em qualquer profissão e queira obter sucesso na vida. Não saber produzir uma boa redação é o mesmo que não saber escrever. Por isto, em 2004, preocupado com os baixíssimos níveis de redação que dominavam a maioria dos estudantes do meu país (Brasil), decidi criar um blog para que eles pudessem pelo menos contar com mais uma opção na internet que lhes pudesse ser útil. Assim, no dia 9 de janeiro daquele ano, o "'Dicas' Fáceis para Redação" nasceu.
O principal objetivo do blog era, e ainda é, mostrar aos estudantes que melhorar a qualidade da escrita não é tão difícil quanto lhes parecia. Minha intenção também era - e é - publicar orientações mostrando que, para isto, não é necessário se aprofundar naqueles conceitos às vezes tão complicados que costumam ensinar nas escolas: basta somente saber escrever bem, escolhendo as palavras mais adequadas para o contexto, a ocasião e as pessoas a quem as redações são dirigidas. Além disto, é claro que precisam ser seguidas algumas regras de acordo com as necessidades específicas.
O tempo passou, as pessoas que descobriam o blog informavam sobre ele a outras pessoas. Por causa de seu endereço na rede mundial ( 
http://redafacil.blogspot.com.br/ ), os estudantes que buscavam orientações para participar do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), de vestibulares, pessoas interessadas em participar de concursos públicos, etc., começaram a chamá-lo carinhosamente de "Redafácil". Isto me levou a usar este nome, já que o blog se tornou popularizado desta forma, mas mantendo "'Dicas' Fáceis para Redação" como descrição do blog. 
Ao longo desses cinco anos, o Redafácil recebeu muitos comentários de, na maioria favoráveis, elogiosos, com sugestões, incentivos para manter o trabalho continuamente,etc. Também encontrei, na maioria das vezes casualmente, em outros sites e blogs, menções elogiosas sobre o Redafácil. O Info-Enem, que divulga informações e "dicas" sobre o Enem, o  Sisu, etc., manteve o nome do Redafácil na sua lista anual dos "Dez Melhores Sites e Blogs de Redação do Brasil" por três anos consecutivos. Desde 2004, o Alexa,  colabora com o Redafácil mantendo em sua página um link para ele. O Alexa é um serviço prestado pela Amazon que mede quantos usuários da internet no mundo visitam um site ou um blog num dado período (dia, semana, mês, etc.).
O site 
URL Métrica mostra estatísticas sobre websites (sites e blogs) baseadas em dados fornecidos pelos servidores (sistemas de computação centralizada que fornecem serviços de internet - exemplos: Windows, Linux, etc.). Segundo este site, o Redafácil está entre os blogs mais populares no Brasil, sendo suas páginas mais procuradas as que se referem à Correspondência Oficial, ao Parecerà Carta Comercial e à Redação em Vestibulares, Concursos Públicos e Outras Provas.
O internacional 
Openlink Profiler, que também revela dados estatísticos, informa que várias páginas do Redafácil estão entre as mais procuradas pelos internautas. Entre elas, o site destaca "Como Treinar Para Fazer a Melhor Redação Possível""O Curriculum Vitae""Metáforas, Linguagem Figurada e Sentido Figurado" e "Noções de Linguística são Muito Importantes no Ensino de Segundo Grau. O blog "A Hora da Net" também incluiu o "Redafácil" em sua lista dos "Dez Melhores Blogs de Redação", tendo como quesitos o conteúdo, a aparência e a atualização. O Similar Sites também o incluiu em sua lista dos 40 mais destacados na categoria "People And Society" ("Gente e Sociedade").
Nestes mesmos cinco anos, o "Redafácil" também foi citado como referência por escolas de diversos estados brasileiros. Entre estas, a 
Escola Estadual de Ensino Médio Professora Avelina Palma Losso, de Piracicaba (SP) e a Escola Estadual José Edson Domingos dos Santos, de Ponta-Porã (MS). Em seu blog, o professor Edson Maia, que, segundo ele mesmo, atua em escolas públicas e privadas, indica também aos seus leitores o "Redafácil" destacando várias páginas.
O Blogger, um serviço do Google no qual o Redafácil foi criado, informa através de seus dados estatísticos que o blog tem conquistado leitores assíduos no Brasil e em vários países. Os dez países onde está a maioria desses leitores são, nesta ordem, o Brasil, os Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Angola, Rússia, Moçambique, Reino Unido, Índia e França. Durante esta semana, o Redafácil foi um dos blogs mais acessados no Brasil, Estados Unidos, Portugal, China, Alemanha, Índia, Indonésia, Bangladesh, Suíça e França.
Segundo o mapa estatístico do Who's Among Us, que você pode ver na coluna à direita desta página, as cidades brasileiras onde estão os maiores números de leitores frequentes do Redafácil são Vila Velha e Vitória (ES); Cantagalo (RJ); São Paulo, São Carlos, Presidente Prudente, José Bonifácio e Amparo (SP); Indaial e Chapecó (SC); Gravataí (RS); Palmas (TO); Manaus (AM); Cuiabá (MT); Campo Grande e Dourados (MS); Ceilândia (DF); Rio Branco (AC); Boa Vista (RR); Belém (PA); Aracaju (SE); Brumado (BA); São Luís e Imperatriz (MA); São José do Campestre (RN); Floraí (PR) e Arapiraca (AL). Em outros países, destacam-se leitores de 19 cidades: 
Estados Unidos: Boardman (Ohio), Seattle (estado de Washington), Mountain View e Agoura Hills (Califórnia); Lenexa (Kansas) e Miami (Flórida). Hong Kong: Distrito Central.
Nos países africanos: Maputo, em Moçambique; Luanda, em Angola,  e duas cidades não identificadas. Na Europa: Berlim (Alemanha); Genebra (Suíça); Madri (Espanha); Lisboa, Faro e Santarém (Portugal).
É muito grande o número de leitores e de sites e pessoas que tem colaborado para o sucesso do Redafácil. Infelizmente não é possível citar todos. De qualquer forma, isto demonstra que os objetivos do blog, sendo o principal o de ser útil às pessoas que o procuram, estão sendo obtidos. Agradeço à Rádio Vitória (Vitória, ES) pelas diversas vezes em que fui convidado para ser entrevistado em programas da emissora para falar sobre redação de um modo geral e, particularmente, sobre o Redafácil. Agradeço também às jornalistas Terezinha Jovita, Renata Trindade, Thalita Medeiros e toda a equipe do programa "Diálogo Aberto", da  
Rádio Espírito Santo, pelas várias oportunidades que me concederam para falar sobre redações e o Redafácil em algumas entrevistas. Agradeço a todos que, de alguma forma, tem contribuído para o sucesso do blog,  inclusive os patrocinadores, que com sua participação demonstram confiança no meu trabalho.

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!